terça-feira, agosto 5, 2025
18.6 C
São Paulo

Os planos profissionais de Yamal após completar 18 anos

Sua ascensão meteórica alimenta especulações sobre possível protagonismo global

Lamine Yamal, revelado pelas categorias de base do Barcelona, chegou à maioridade neste domingo (13) com projeções ousadas e um histórico recente de protagonismo. A equipe catalã, que retornou às atividades visando o ciclo 2025/2026, teve sua reapresentação marcada pela presença do atacante, que também passou por avaliações físicas ao lado de Dani Olmo.

A data coincidiu com a apresentação dos reforços Joan García, ex-Espanyol, e Roony Bardghji, contratado junto ao Copenhague, além da integração de dez atletas oriundos da formação juvenil do clube.

Conquistas e temporada anterior

Na temporada 2024/2025, o Barcelona encerrou sua campanha com a Tríplice Coroa nacional — La Liga, Copa do Rei e Supercopa da Espanha. Contudo, o principal objetivo continental foi frustrado nas semifinais da Champions League, quando os catalães foram eliminados pela Inter de Milão.

Em meio às conquistas coletivas, Yamal também acumulou reconhecimentos individuais. O atacante teve papel decisivo na conquista da Euro 2024 pela seleção espanhola e quebrou marcas relevantes ao longo do último ano. Agora, mira ainda mais alto: os títulos mais prestigiados do futebol internacional.

Declarações do jogador

Ao ser entrevistado pelo clube em seu aniversário, Yamal foi direto ao falar sobre seus próximos passos:

“Com 18, quero conquistar tudo o que conseguimos aos 16 e 17 — e o que ainda falta: a Champions League e a Copa do Mundo. São esses dois títulos que me faltam. A minha mentalidade é de que preciso sair e vencer.”

E completou: “Não penso no tempo que tenho pela frente — quero vencer agora. Vou me entregar totalmente para isso acontecer. Só quero dizer aos torcedores que estaremos lá, lutando, e que a Champions League voltará para casa. A Copa do Mundo também”.

Em outro momento, o jovem reiterou suas palavras: “Aos 18 anos, estou pedindo tudo o que tinha pedido aos 16 e 17, além do título que me falta, a Liga dos Campeões e, obviamente, a Copa do Mundo também. Minha mentalidade me diz que tenho que entrar em campo e vencer. Não tenho na cabeça que tenho muitos anos pela frente”.

Situação contratual e projeções

Com status de titular consolidado, Yamal está autorizado a formalizar um novo vínculo com o Barcelona, que deve incluir aumento salarial e fortalecimento de sua posição no elenco. A expectativa interna é que o camisa 10, anteriormente utilizado por Lionel Messi, passe a ser dele em breve.

Sua ascensão meteórica alimenta especulações sobre possível protagonismo global e premiações individuais, como a Bola de Ouro.

Planejamento do clube

O início da pré-temporada do Barcelona contempla dez dias de treinamentos na Catalunha, antes da excursão para Japão e Coreia do Sul, agendada para começar em 24 de julho. Durante esse período, o elenco principal contará com apoio de jovens promovidos da base, além dos recém-chegados ao grupo.

Enquanto isso, o meia Pablo Torres, com contrato até junho de 2026, não se reapresentou, pois negocia seu futuro com representantes autorizados.