Aos 25 anos, Vinícius Júnior segue consolidado como peça central no Real Madrid e na Seleção Brasileira. Herdeiro da camisa 7 do clube merengue, o brasileiro falou sobre o maior ídolo da seua vida, mas não se limitou a citar apenas uma pessoa, e fez uma lista de inspirações.
Ainda falando sobre ídolos, Vini Jr também mencionou grandes nomes do esporte mundial. “Cristiano Ronaldo também me inspirou com seu incrível trabalho e dedicação; ele nunca para de se esforçar para ser o melhor. LeBron James pelos mesmos motivos, mas também pelo que fez por sua comunidade, provando que a grandeza vai além do desempenho. E, claro, lendas brasileiras como Ronaldo, Ronaldinho e Neymar, que representam tanto para o povo brasileiro e para o futebol brasileiro. Eles mostraram ao mundo o talento e a alegria que trazemos ao esporte.”
Durante entrevista recente à revista espanhola GQ Magazine, Vini Jr ressaltou o papel da família na inspiração de sua trajetória. “Meus pais são minha maior inspiração. Eles trabalharam muito para me dar as oportunidades que tenho hoje. A dedicação, o amor e o sacrifício deles são o que me impulsionam todos os dias. Tudo o que faço é para deixá-los orgulhosos.”
Embora viva um momento de incerteza sobre sua permanência no clube espanhol, Vini Jr reforçou o orgulho por tudo o que já construiu em sua carreira. Segundo ele, a transferência para o Real Madrid foi um dos pontos mais decisivos de sua vida profissional, ao lado da estreia no profissional do Flamengo e dos gols marcados em finais de Liga dos Campeões.
Ao longo de sua trajetória com a camisa do Real, o jogador já disputou 206 partidas oficiais e balançou as redes em 61 oportunidades. Conforme o próprio atleta destacou, esses momentos foram determinantes para moldá-lo tanto como jogador quanto como pessoa.
Apesar de todas as conquistas, Vini Jr garante que os sonhos estão longe de terminar. Seu principal objetivo, segundo afirmou, é utilizar a visibilidade alcançada para promover transformações sociais. “Meu maior sonho é deixar um legado que vá além do futebol, principalmente com todo o trabalho que estou fazendo por meio da minha fundação para melhorar o sistema educacional no Brasil.”
Aliás, o atacante reforça constantemente a responsabilidade que sente por ser visto como exemplo, principalmente entre jovens que vêm de contextos semelhantes ao seu. “Ser um modelo a seguir significa dar o exemplo certo. Tento manter o foco, a humildade e lembrar de onde venho. No fim das contas, quero mostrar às pessoas que, com trabalho duro e respeito, tudo é possível.”