terça-feira, setembro 9, 2025
22.5 C
São Paulo

Torcedores do Liverpool fazem homenagem a Diogo Jota

A morte de Diogo Jota, aos 28 anos, gerou forte comoção no futebol europeu. O atacante português e seu irmão, André Silva, faleceram na madrugada de quinta-feira (03 de julho), após um acidente de carro em Zamora, no norte da Espanha. Ambos estavam em uma Lamborghini que perdeu o controle após o estouro de um pneu durante uma ultrapassagem, saindo da pista e pegando fogo em seguida. As autoridades locais confirmaram que os dois foram encontrados já sem vida.

Diogo Jota se preparava para retornar à Inglaterra, onde iniciaria a pré-temporada com o Liverpool. O momento pessoal também era marcante: o jogador havia se casado 11 dias antes do acidente, no dia 22 de junho, com Rute Cardoso, com quem tinha três filhos pequenos.

Revelado pelas categorias de base do Paços de Ferreira, o atacante teve passagens por Porto, Atlético de Madrid e Wolverhampton antes de chegar ao Liverpool, em 2020. Pela equipe inglesa, disputou 182 partidas, marcou 65 gols e conquistou quatro títulos: a Premier League (2024/25), a Copa da Inglaterra (2021/22) e duas Copas da Liga Inglesa (2021/22 e 2023/24). Pela seleção portuguesa, atuou em 49 jogos, balançando as redes 14 vezes, e foi campeão da Liga das Nações em duas ocasiões.

O impacto da tragédia foi sentido entre os torcedores. Desde as primeiras horas após a confirmação da morte, centenas de pessoas se dirigiram aos arredores do estádio Anfield para prestar homenagens. Camisas, flores, velas e mensagens foram deixadas em frente ao portão principal do estádio. Uma faixa com os dizeres “R.I.P Jota – YNWA” (Descanse em paz, Jota – Você nunca caminhará sozinho) foi afixada nas grades do estádio.

Aliás, uma torcedora deixou uma coroa de flores com a letra da música entoada nas arquibancadas para celebrar os gols do atacante. “Oh, o nome dele é Diogo, ele usa o número 20, ele vai nos levar à vitória”, dizia a mensagem. Logo abaixo, a frase “Para sempre vermelho”, em referência à cor e identidade do Liverpool, completava a homenagem.

Enquanto isso, clubes por onde Jota passou, como Porto, Wolverhampton e Atlético de Madrid, também se manifestaram publicamente. O Liverpool, por sua vez, divulgou nota pedindo respeito à privacidade dos familiares e amigos neste momento de luto profundo.