segunda-feira, agosto 18, 2025
14.5 C
São Paulo

Zé Elias, ídolo do Corinthians, é sincero sobre trabalho de Dorival Jr

Ex-volante aponta limitações táticas no elenco e comenta desempenho de Maycon como primeiro volante

Quando um ídolo fala, a torcida para para ouvir. E foi o que aconteceu com Zé Elias, ex-volante do Corinthians, ao comentar o atual momento do clube sob o comando de Dorival Júnior. 

Em entrevista ao programa E o Corinthians?, do canal Meu Timão, ele foi direto ao ponto: gosta do estilo do treinador, mas tem dúvidas se o elenco atual tem capacidade para absorver sua filosofia de jogo.

“Acho o Dorival um bom treinador. Me agrada a forma de jogar dele, de construir times que saibam jogar, ter a bola no pé… Só não sei se no Corinthians ele vai conseguir fazer isso por conta das características do elenco”, afirmou.

Elenco limitado pode comprometer ideia de jogo

Segundo Zé Elias, a dependência excessiva de Rodrigo Garro para organizar as jogadas preocupa. 

“Para fazer essa bola rodar, vai precisar sempre de um Garro. Se não tem ele, como é que faz? Vai jogar pelos lados? Recuado e deixar o Yuri e o Memphis na frente? Tem uma série de variantes que não sei se ele vai conseguir encaixar no Corinthians pelas características dos jogadores”, completou.

Vale destacar que há uma vaga em aberto no setor de criação, que pode ser ocupada por jovens da base ou improvisações pontuais.

Maycon fora de posição e zaga exposta

Outro ponto levantado pelo ex-jogador foi a utilização de Maycon como primeiro volante. Para Zé Elias, o desempenho do atleta está abaixo, e o fator psicológico pode estar influenciando. 

“Acho que ele está sem confiança. Da forma como ele (Dorival) colocou o Maycon, acho que ele não tem condições de jogar como primeiro volante distribuindo o jogo.”, declarou.

Sendo assim, Zé Elias defende a entrada de um jogador mais marcador, como Raniele. Isso porque, na visão dele, a zaga atual precisa de proteção extra. “Você precisa proteger a zaga do Corinthians, que tem dois jogadores lentos no jogo.”, completou.

Opções no elenco existem, mas exigem ajustes

Por isso, Dorival terá o desafio de adaptar seu modelo à realidade do grupo. Com isso, nomes como José Martínez e o jovem Ryan Gustavo podem ganhar espaço no setor defensivo do meio.

Cabe ressaltar que embora o treinador tenha qualidade e currículo, sua efetividade no Corinthians dependerá diretamente da montagem e equilíbrio do elenco. Desse jeito, a temporada segue com desafios táticos que vão além das quatro linhas.