Às vésperas da semifinal do Mundial de Clubes da Fifa, o comentarista Walter Casagrande voltou os holofotes para o trabalho de Renato Gaúcho à frente do Fluminense. Em sua coluna no UOL, Casão exaltou o treinador tricolor e o colocou no topo do pódio dos melhores técnicos brasileiros da atualidade, ao lado de Rogério Ceni e Filipe Luís. Vale destacar: para o ex-jogador, o que Renato vem fazendo no torneio é maior do que qualquer outro desempenho de técnicos sul-americanos recentes.
Reconhecimento tardio, mas necessário
Casagrande destacou que Renato Gaúcho vive o melhor momento da carreira como treinador. Isso porque, segundo ele, o técnico do Fluminense atingiu um nível tático superior ao que apresentava nos tempos de Grêmio, onde já era vitorioso. Por isso, Casão lamenta que Renato ainda seja subestimado no Brasil, porque sua personalidade irreverente, herdada dos tempos de jogador, ainda é vista com reservas por parte da imprensa.
Além disso, o colunista destacou que o trabalho de Renato no Mundial supera os de treinadores europeus com elencos milionários. “O que está fazendo à frente do Fluminense é muito mais importante do que os outros três estão fazendo em seus clubes milionários”, afirmou.
No topo com Ceni e Filipe Luís
Sendo assim, Casagrande montou seu top-3 de técnicos brasileiros: Renato Gaúcho, Rogério Ceni e Filipe Luís. Embora reconheça que o comandante do Flamengo ainda está em fase inicial, acredita que ele pode atingir um patamar altíssimo. “Falta experiência, que com o tempo chegará”, observou.
Com isso, o reconhecimento público de Renato Gaúcho ganha força, especialmente num momento em que o Fluminense disputa espaço entre os maiores do mundo.
Escalação provável do Flu na semifinal
Cabe ressaltar que o Tricolor entra em campo nesta terça (8), às 16h, contra o Chelsea, e deve manter o esquema com três zagueiros. A provável escalação tem: Fábio, Ignácio, Thiago Silva e Renê; Guga (Samuel Xavier), Bernal, Nonato, Hércules e Fuentes; Arias e Cano. Dessa maneira, Renato aposta na consistência defensiva para tentar mais um passo rumo à glória.