domingo, agosto 3, 2025
18 C
São Paulo

Filipe Luís manda a real após Flamengo x Atlético-MG: “Vitória é o que importa”

Técnico do Flamengo destaca força da bola parada, elogia postura de Pedro e projeta reforços após vitória sobre o Atlético-MG no Maracanã

Com a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG no domingo (27 de julho), o Flamengo retomou a liderança do Campeonato Brasileiro. O técnico Filipe Luís avaliou o resultado como fruto de disciplina tática, paciência e eficiência nas bolas paradas, fundamento que vem sendo decisivo para a equipe nas últimas rodadas.

Em sua análise, o comandante rubro-negro valorizou o desempenho do elenco mesmo em um jogo tecnicamente abaixo da média. Segundo ele, a equipe soube explorar as faltas e escanteios para criar oportunidades e, dessa forma, garantir mais três pontos. O gol solitário da partida foi marcado por Léo Ortiz em uma jogada de bola parada, justamente um dos pontos ressaltados por Filipe Luís.

Filipe Luís durante treino do Flamengo
Filipe Luís durante treino do Flamengo (Foto: Divulgação/ Flamengo)

“Bola parada é uma das fases do jogo, damos a importância que ela merece porque jogos bloqueados muitas vezes são desbloqueados na bola parada,” declarou o técnico. “Os próprios jogadores acreditam e estão se sentindo poderosos outra vez na bola parada. Importante que eles sintam o gosto por isso e vejam sempre que resolve jogos”.

Além do aspecto tático, Filipe Luís demonstrou satisfação com o comportamento do elenco, destacando principalmente o atacante Pedro. Após semanas de tensão envolvendo críticas à postura do jogador nos treinos, o treinador reconheceu uma evolução tanto técnica quanto comportamental.

“O Pedro, como falei nas outras vezes, só de ver fazendo isso dentro de campo é incrível. Ele está muito bom não só defensivamente, senão tecnicamente está muito bem outra vez. Estamos muito felizes com o comportamento dele. Sem dúvida, é um jogador importantíssimo para a gente”.

Anteriormente criticado publicamente após a vitória sobre o São Paulo, o atacante tem mostrado mais entrega e participação em campo. Recentemente, saiu do banco para marcar o gol da vitória no clássico contra o Fluminense, o que reforçou a confiança da comissão técnica.

O treinador ainda celebrou a chegada dos reforços europeus Saúl Ñíguez e Emerson Royal, apresentados no Maracanã antes do jogo. Filipe indicou que ambos estão em boa forma física e devem estar à disposição em breve. “Sobre a posição do Saúl, vejo ele em todas as posições do meio-campo, e é um cara que vai somar muita qualidade para a gente, competitividade”, explicou. Em relação a Emerson, projetou um retorno mais rápido por conta da condição física.

Apesar das polêmicas com a arbitragem, sobretudo por conta da expulsão de Fausto Vera ainda no primeiro tempo, Filipe preferiu não se aprofundar no tema. “É melhor eu não falar. Eu gosto muito do Ramon (Abatti Abel), é catarinense e prefiro continuar na minha linha de não falar da arbitragem. Vamos deixar assim”.

O Flamengo agora concentra suas atenções na Copa do Brasil. A equipe volta a enfrentar o Atlético-MG, desta vez pelo jogo de ida das oitavas de final, na próxima quinta-feira (31 de julho), às 21h30 (horário de Brasília), novamente no Maracanã. Conforme ressaltou o treinador, não há intenção de poupar titulares para este compromisso.