sábado, agosto 2, 2025
22.3 C
São Paulo

Tati Machado retorna ao ‘Mais Você’ após perda do filho

O luto de Tati começou em maio, quando percebeu a ausência de movimentos do bebê

Tati Machado retornou ao “Mais Você” na manhã desta segunda-feira (28), três meses depois de se afastar da televisão por conta da morte de seu filho Rael, na 33ª semana de gestação. A reaparição, marcada por forte comoção, ocorreu ao lado de Ana Maria Braga e de seu marido, Bruno Monteiro.

Durante o reencontro, que foi transmitido ao vivo, Ana Maria demonstrou afeto ao elogiar a força do casal: “Parabéns para vocês dois pela parceria, pela força. Vocês têm estado muito bonitinhos, que eu tenho visto vocês andando e olhando o mundo”.

Reencontro marcado por emoção

Ao entrar no estúdio, Tati abraçou a apresentadora e não conteve a emoção ao declarar: “Estou em casa, que saudades”. Além disso, compartilhou que, no mesmo dia pela manhã, entrou pela primeira vez no quarto que havia preparado para o filho.

“Hoje de manhã eu abri o quarto. Senti aquele cheirinho de quarto de bebê e lembrei. O Rael não está ali naquele quarto, ele está comigo o tempo inteiro. Mas aquele quarto representa um sonho, um sonho muito grande”.

Ainda durante a conversa, revelou que concedeu entrevista ao “Fantástico” no domingo (27), como forma de ajudar outras pessoas que vivem lutos semelhantes.

“Às vezes, o que a gente pode fazer trabalhando assim na televisão, sendo vista por tantas pessoas, é virar e falar porque alguém em casa vai virar e vai falar assim ‘Puxa, eu não estou sozinha’”.

Processo de luto e apoio profissional

Tati afirmou que ainda vive um processo intenso de reconstrução emocional, e revelou estar fazendo terapia com o apoio do marido, Bruno. Para ela, o vínculo afetivo tem sido essencial.

“Ainda bem que a gente se tem. Passar por isso tendo ele faz com que tudo que a gente passa seja melhor”. Bruno reforçou: “Eu costumo dizer que eu só tenho força porque ela está do meu lado”.

Segundo a Dra. Ana Paula Fonseca, ginecologista e especialista em saúde da mulher, o luto gestacional não se encerra com o prazo legal da licença-maternidade.

“Quatro meses não são suficientes para processar uma perda tão profunda. O luto é um processo individual, sem data de validade. A dor não some quando o prazo da licença termina”.

Retorno ao trabalho e compromissos futuros

Apesar da ausência física do bebê, a apresentadora está legalmente amparada pela licença-maternidade de 120 dias. Durante a entrevista, ela explicou que o retorno definitivo às atividades na Globo deve ocorrer em setembro. “Eu quero voltar. A gente tem uma licença, que é lei”.

Além da retomada no “Mais Você”, Tati também confirmou presença na próxima edição da “Dança dos Famosos”.

A dor da perda e o desejo de ressignificação

O luto de Tati começou em maio, quando percebeu a ausência de movimentos do bebê e deu entrada na maternidade. A gestação transcorria normalmente até aquele momento, conforme relatado em comunicado publicado nas redes sociais.

Em sua tentativa de lidar com a dor, ela decidiu fotografar o momento em que recebeu o corpo do filho, um gesto que simboliza sua busca por cura. Conforme explicou: “Apesar de ter se preparado para a chegada do bebê, a tragédia me deixou com receio de sair de casa”.