domingo, agosto 3, 2025
18 C
São Paulo

Clube do exterior faz publicação direcionada a De La Cruz, do Flamengo

Após polêmica médica no Flamengo, De La Cruz recebe apoio do Liverpool e de ex-companheiros no Uruguai

A recente controvérsia entre o meio-campista Nicolás De La Cruz e o departamento médico do Flamengo segue repercutindo dentro e fora do Brasil. O episódio teve início após declarações de José Luiz Runco, ex-diretor médico do clube, que apontou publicamente lesões crônicas nos dois joelhos do atleta, mencionando inclusive que ele não teria condições de atuar em alto nível competitivo. A fala gerou forte reação nos bastidores rubro-negros e culminou na demissão do médico.

Desde então, De La Cruz se ausentou momentaneamente das atividades no Ninho do Urubu, tendo sido liberado para passar o fim de semana ao lado da família no Uruguai. A reapresentação ocorreu na segunda-feira (28 de julho), quando o jogador retomou o processo de tratamento e fortalecimento muscular sob supervisão da equipe médica atual. O planejamento do clube prevê retorno aos gramados em cerca de três semanas, embora o risco de reincidência da lesão ainda preocupe.

A situação clínica do jogador já era acompanhada de perto pelo Flamengo desde maio, quando sofreu uma torção no joelho esquerdo durante clássico contra o Botafogo. A lesão agravou um quadro de desequilíbrio muscular, influenciado também por problemas crônicos no joelho direito. Conforme relatos internos, o clube já atuava em um regime de contenção de danos, razão pela qual De La Cruz não era considerado para o elenco do Mundial de Clubes.

Em meio ao desgaste público causado pelo vazamento das informações médicas, o apoio ao atleta ultrapassou as fronteiras nacionais. O Liverpool, clube que revelou De La Cruz no futebol uruguaio, usou as redes sociais para se manifestar em defesa do jogador. A publicação foi acompanhada por uma imagem do atleta vestindo a camisa do time e a frase: “Do Liverpool Fútbol Club com os nossos. Em todas”. De La Cruz respondeu com um emoji de coração, e diversos torcedores deixaram mensagens de solidariedade.

— “Te amamos de montão, Nico”
— “Para cima, Nico! Tens o apoio de todo o povo negriazul”
— “Estaremos te apoiando sempre, Nico”

Além do ex-clube, o irmão do jogador, Carlos Sánchez, também se pronunciou. Em postagem nas redes, escreveu: “Sempre em frente, De La Cruz. Já sabe. O que não te mata te fortalece. Contra tudo juntos. Hoje e sempre”.

Internamente, outros atletas do Flamengo, como Arrascaeta, Viña e Léo Ortiz, também se posicionaram contra a atitude de Runco. Atualmente, De La Cruz tem vínculo com o clube até 2028. Contratado por R$ 78 milhões junto ao River Plate, o jogador é peça-chave no elenco e sua recuperação é tratada com cautela pela comissão técnica.