O Fluminense voltou a vencer após uma sequência de quatro derrotas consecutivas e saiu na frente no confronto das oitavas de final da Copa do Brasil. O time carioca superou o Internacional por 2 a 1, dentro do Beira-Rio, na noite de quarta-feira (30), e agora tem a vantagem do empate para o duelo da volta, que será no Maracanã, na próxima quarta-feira (06), às 21h30 (horário de Brasília).
O revés recente na semifinal do Mundial de Clubes marcou o início da fase negativa. Desde então, a equipe não havia reencontrado o caminho das vitórias. Mesmo sob pressão, o técnico Renato Gaúcho optou por manter o discurso de confiança no elenco e viu, enfim, o desempenho refletir no placar. Segundo ele, a chave para a vitória esteve na postura da equipe ao longo de toda a partida.

“O que eu cobro deles é a concentração. E sempre ficar focado durante os 90 minutos. No momento que um não fica focado, já complicam as coisas. E a gente tem perdido jogos nesse sentido. Hoje eles ficaram focados o tempo todo”, destacou o treinador ao avaliar o comportamento da equipe na partida em Porto Alegre.
Aliás, o técnico também aproveitou a entrevista para rebater críticas que vinham sendo feitas após os resultados ruins. Em tom firme, Renato apontou o desgaste do elenco e a ausência de pré-temporada como fatores que foram ignorados por parte da imprensa e da torcida.
“O problema no Brasil é que é difícil fazer futebol. Voltamos ao Brasil, tivemos resultados negativos e ninguém é bom. Ninguém leva em conta que o Fluminense foi o último dos brasileiros a voltar. O Fluminense está numa decisão em todos os jogos”, afirmou o treinador.
Renato também comentou sobre o ambiente interno no clube, refutando qualquer tipo de crise ou desentendimento com a diretoria. Para ele, boatos sobre atritos com o presidente Mário Bittencourt não passam de invenções.
“Nós temos um presidente excepcional, nota mil, que está sempre com a gente. E ficam me colocando contra ele, reclamando que eu peço reforço. Não teve nada disso. É um monte de mentiras”, disparou o treinador.
O próximo compromisso do Fluminense será no sábado (02), novamente no Maracanã, às 21h (horário de Brasília), contra o Grêmio, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Posteriormente, o foco voltará para a Copa do Brasil, onde o time terá a chance de garantir a vaga nas quartas de final diante da sua torcida.
Por fim, embora celebre a atuação no Beira-Rio, Renato Gaúcho reforçou que o confronto está longe de ser decidido. “Não ganhamos nada, são 180 minutos. Agora vamos pensar no Grêmio e depois vamos pensar no Internacional”, finalizou.