A Aramis, tradicional marca voltada ao vestuário masculino, comunicou na quinta-feira (31) seu ingresso oficial no futebol ao se tornar patrocinadora do Paulistão Feminino Sicredi 2025. A parceria com a competição organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) marca a primeira investida da empresa no cenário esportivo e busca ampliar sua atuação em espaços que promovem impacto cultural e social.
Segundo a Federação, o Paulistão Feminino é considerado o torneio regional mais importante da modalidade no país. A edição de 2024 contou com ampla audiência: 30% da população da cidade de São Paulo acompanhou a decisão, e plataformas como SporTV e Record News atingiram, respectivamente, 5,1 milhões e 4,1 milhões de espectadores.
O YouTube, por sua vez, apresentou crescimento de 66% na audiência média individual.
Visão estratégica da marca
A decisão da Aramis insere-se em um reposicionamento de mercado mais amplo, no qual a marca procura dialogar com o homem contemporâneo e se envolver com iniciativas que valorizem empatia, diversidade e escuta ativa. Para Renato Winnig, diretor de Marca e Marketing da empresa, o gesto simboliza mais do que exposição institucional.
“Acreditamos em um novo jeito de construir presença e diálogo com o homem contemporâneo. Patrocinar o Paulistão Feminino é uma escolha que reflete esse compromisso, apoiando uma competição já consolidada, relevante e liderada por mulheres, que transformam o esporte com talento e protagonismo. Como marca que dialoga com o universo masculino, queremos reforçar valores como empatia, pluralidade e escuta ativa”, iniciou.
Winning, então, prosseguiu: “Essa iniciativa representa um passo coerente com o novo posicionamento da Aramis: ser uma marca viva, culturalmente conectada e disposta a inovar, não apenas no produto, mas nas conversas que apoia e nos territórios que escolhe fortalecer. Com respeito e intenção que nos aproximamos de movimentos como esse, certos de que estilo também é sobre atitude, consciência e coragem para evoluir com o nosso tempo”.
Histórico da competição
Criado pela Federação Paulista de Futebol, o Paulistão Feminino foi o primeiro campeonato da categoria no Brasil. A entidade também foi pioneira na criação de torneios de base exclusivamente voltados às mulheres. A competição reúne grandes clubes, como Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, e tem conquistado maior atenção da mídia e do público em geral.
Kin Saito, diretora executiva do Departamento de Futebol Feminino da FPF, celebrou a chegada da nova patrocinadora:
“É disruptivo, inédito e animador ter a Aramis como patrocinador do Paulistão Feminino. Estamos diante de uma marca que reconhece a potência da competição pioneira de futebol feminino no Brasil e sabe que pode atuar com muito diálogo e criatividade com o nosso público”.
Ações previstas
A parceria entre a marca e o campeonato envolve múltiplas frentes de ativação. Estão previstas campanhas institucionais, produções de conteúdo editorial e estratégias de mídia com o propósito de consolidar a Aramis como uma marca de lifestyle, além de fortalecer seu novo posicionamento cultural.
O apoio acontece em um momento de ascensão da modalidade. A realização da Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil deve impulsionar ainda mais o futebol feminino e atrair novos investimentos.
Detalhes da competição
A edição de 2025 do Paulistão Feminino será realizada entre 7 de maio e 14 de dezembro. As transmissões ocorrerão por meio dos canais SporTV, Record News, Max, Space, CazéTV, UOL e no YouTube oficial do campeonato. Os ingressos estarão disponíveis nos sites dos clubes participantes.