O lateral-direito Igor Serrote, de 20 anos, foi oficialmente negociado pelo Grêmio com o Al Jazira, clube dos Emirados Árabes Unidos. Revelado pelas categorias de base do clube gaúcho, o jovem vinha em crescente valorização após ser promovido ao elenco profissional em 2024 e integrar o grupo campeão estadual em 2025.
A negociação foi anunciada na segunda-feira (28) e renderá ao Grêmio cerca de 5,5 milhões de dólares, valor equivalente a aproximadamente R$ 30,8 milhões na cotação atual. Embora o clube tenha confirmado a venda, manteve 20% de participação sobre uma eventual mais-valia em futuras negociações, o que poderá assegurar retorno financeiro adicional em caso de valorização no mercado internacional.
Serrote foi titular na derrota do Grêmio para o Palmeiras, por 1 a 0, no sábado (26 de julho), pela rodada do Campeonato Brasileiro. Entretanto, seu desempenho mais notável ocorreu no início do ano, quando teve papel de destaque na conquista do Campeonato Sul-Americano Sub-20 com a Seleção Brasileira. As boas atuações e a maturidade em campo reforçaram seu status como uma das promessas do clube.
A saída do jogador também está inserida em um contexto mais amplo. A contratação de Serrote pelo Al Jazira integra um projeto estratégico da United Arab Emirates Football Association (UAEFA), que visa naturalizar atletas estrangeiros, sobretudo brasileiros, com o intuito de reforçar a seleção nacional para a Copa do Mundo de 2030. O plano requer que os jogadores residam no país por pelo menos cinco anos, conforme exigência da FIFA para fins de naturalização.
Aliás, essa não foi a primeira tentativa do Al Jazira. No início de 2025, o clube árabe já havia feito uma proposta ao lateral, mas ele optou por seguir no Brasil a fim de disputar o Mundial Sub-20, previsto para setembro, no Chile. A segunda investida, com valores mais elevados e um projeto de desenvolvimento mais detalhado, acabou sendo aceita por Serrote e seus representantes.
Em comunicado oficial, o Grêmio agradeceu ao atleta pelo período no clube. “O Grêmio comunica que aceitou proposta do Al Jazira Club, dos Emirados Árabes, pela venda dos direitos econômicos do lateral-direito Igor. […] O Grêmio agradece todo o empenho e profissionalismo do jogador e deseja sucesso ao longo da sua carreira”.
A estratégia da UAEFA já começa a impactar a seleção nacional dos Emirados. Atualmente, nove jogadores brasileiros naturalizados já foram convocados, incluindo o atacante Erik, ex-Internacional, que atua no Al Ain desde 2020. O projeto visa também aumentar o nível técnico da liga nacional e transformar o futebol do país até o próximo ciclo de Copas.