Após a vitória do Santos por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, no Mineirão, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Cleber Xavier falou com sinceridade sobre a pressão que tem vivido à frente do time. Vale destacar que ele procurou minimizar esse aspecto e enfatizou a importância do trabalho coletivo e da tranquilidade no elenco para recuperar a equipe.
“Não adianta eu pensar nisso (pressão). Tenho que falar com os atletas, com a minha comissão, tentar de alguma forma. Não é fácil, não carregamos uma situação atual, tem um contexto. O Santos está voltando, temos que trabalhar e acalmar os atletas. Uma equipe não se faz num estalo de dedos, temos jogadores voltando, jogadores ganhando força e estamos trabalhando com os atletas. Por isso que valorizo o grupo, a entrega deles no dia a dia e no segundo tempo desse jogo”, afirmou Cleber.
A pressão que ronda o técnico
Cabe ressaltar que Cleber Xavier chegou a Belo Horizonte com seu trabalho em xeque. A possibilidade de uma troca no comando rondava o clube, principalmente depois das conversas da diretoria com Jorge Sampaoli para assumir o time. Com isso, a vitória deu fôlego ao treinador e afastou temporariamente a pressão, embora as tratativas com Sampaoli devam continuar.
O foco no presente e no futuro do Santos
Além disso, o técnico evitou falar em alívio e destacou que os resultados positivos devem ser usados como motivação para o futuro.
“Foi assim contra o Sport, em outras circunstâncias, foi assim contra o Juventude, que jogava como franco-atirador, e conseguimos fazer três gols. Hoje, aconteceu de novo, fazemos mais e tomamos menos. Por isso, a sequência de duas vitórias. Agora, é recuperar e descansar, seguir o foco no trabalho. O nosso objetivo, nesses dois meses, de julho a agosto, é tentar chegar na primeira parte da tabela. Esse é o nosso objetivo inicial”, declarou.
Próximo desafio e situação na tabela
Dessa maneira, o Santos soma agora 21 pontos, abrindo cinco de vantagem para o Vasco, primeiro time dentro da zona de rebaixamento. O próximo desafio será justamente contra o rival carioca, domingo (17), às 16h, no Morumbi, pela 20ª rodada do Brasileirão.
Por isso, o time busca embalar e se afastar ainda mais da zona de perigo. Sendo assim, o ambiente pode começar a respirar mais tranquilo, mas a caminhada ainda exige muito foco e trabalho.