O zagueiro paraguaio Fabián Balbuena, de 33 anos, chegou ao Grêmio nesta janela de transferências do meio do ano com contrato até junho de 2027. Em transferência sem custos, foi inscrito para estrear na 19ª rodada do Brasileirão, no domingo (10 de agosto), às 20h30 (horário de Brasília), contra o Sport, na Arena. Ele assumiu a vaga de Walter Kannemann, suspenso.
O zagueiro formou dupla defensiva com Wagner Leonardo, contratado no início da temporada. A escolha da comissão técnica indica busca por mais consistência defensiva. Ainda não está definido se Balbuena atuará em dupla com Kannemann ou em um sistema com três zagueiros, integrando também Wagner Leonardo.
Na derrota para o Sport por 1 a 0, o paraguaio demonstrou a falta de ritmo natural para quem não disputava partidas oficiais há mais de três meses. Embora não tenha sido responsável direto pelo gol sofrido, apresentou lentidão em alguns lances, reflexo do período inativo.
“Se me perguntarem, eu vou falar que estou pronto para jogar no próximo jogo. Mas a planificação da comissão tem sido essa a ideia, estrear contra o Sport. Então, vamos segui-la, tentando estar bem o máximo possível. Já estava treinando também. Não é que eu fiquei de férias todo o tempo após o término da temporada lá na Rússia.”
Revelado pelo Cerro Porteño e com passagens por Corinthians, West Ham e Dínamo Moscou, o defensor retorna ao futebol brasileiro após quatro temporadas na Rússia, onde foi capitão do clube moscovita. No país europeu, não pôde disputar competições da UEFA devido a sanções esportivas e encerrou a última temporada com 24 partidas e dois gols. Ao todo, acumulou 89 jogos e oito gols pelo Dínamo.
A passagem mais recente pelo futebol russo foi marcada por compromissos com a seleção paraguaia e problemas físicos. Ele perdeu o início da temporada 2024/2025 por disputar a Olimpíada de Paris e, posteriormente, ficou fora de jogos por cansaço, participação nas Eliminatórias e uma torção no tornozelo. A última atuação ocorreu em 29 de abril, pela Copa da Rússia, quando sofreu lesão muscular que o tirou da reta final do campeonato nacional. Com o contrato chegando ao fim, deixou o clube em 31 de maio.
Com as eliminações precoces na Sul-Americana e na Copa do Brasil, o Grêmio terá semanas cheias para treinar. Esse período deve ser fundamental para que Mano Menezes – ou outro treinador – ajuste o sistema defensivo e recupere o melhor nível de jogo de Balbuena. A partida também marcou a estreia de Carlos Vinícius e o retorno de jogadores como Cuéllar, Marlon e Cristian Olivera.
O próximo compromisso do Grêmio será fora de casa, contra o Atlético-MG, na Arena MRV, pela primeira rodada do segundo turno do Brasileirão, confronto crucial para se afastar da zona de rebaixamento.