O Vasco começa o segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2025 em situação delicada. De acordo com levantamento do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o clube tem 46% de probabilidade de rebaixamento para a Série B.
O time soma 16 pontos em 17 partidas disputadas — com dois jogos a menos —, apresentando quatro vitórias, quatro empates e nove derrotas. O ataque marcou 19 gols, enquanto a defesa sofreu 24, resultando em aproveitamento de 31% dos pontos possíveis.
Próximos compromissos e rivais diretos
O primeiro desafio do returno será contra o Santos, no domingo (17), às 16h (horário de Brasília), no Morumbi. O adversário é concorrente direto na luta contra o descenso.
As partidas adiadas serão diante do Juventude, em Caxias do Sul, na quarta-feira (20), às 19h (horário de Brasília), e contra o Bahia, em São Januário. A direção vascaína tem buscado reforços para tentar melhorar o desempenho e afastar o risco.
Chances em outras competições
O mesmo estudo da UFMG indica que o Vasco possui apenas 1,4% de possibilidade de classificação para a Copa Libertadores de 2026. Já a chance de alcançar vaga na Copa Sul-Americana é de 17,6%.
No ranking de probabilidade de título, o time aparece distante, com apenas 0,004%, atrás de 15 adversários na projeção.
Panorama do Brasileirão
No topo da tabela, Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro são apontados como os principais candidatos ao título, com 47,9%, 29,5% e 12% de chances, respectivamente.
Outros clubes, como Bahia, Mirassol e Botafogo, aparecem em percentuais menores, mas ainda sonham com a conquista.