domingo, agosto 17, 2025
21.3 C
São Paulo

Saiba quando o Corinthians vai definir o novo presidente

Após o impeachment de Augusto Melo, Timão convocou a nova votação para a presidência do clube para o dia 25 de agosto

Após a destituição de Augusto Melo da presidência do Corinthians, o clube confirmou neste sábado (16) que a nova eleição será realizada na segunda-feira (25 de agosto). O pleito acontecerá de forma indireta, com a participação exclusiva dos conselheiros vitalícios e trienais que integram o Conselho Deliberativo, totalizando 299 votantes.

A convocação do processo eleitoral decorre da votação realizada no sábado anterior (09 de agosto), quando os associados aprovaram o impeachment de Augusto Melo com 1.413 votos favoráveis, representando 69,59% do total. A apuração ocorreu no Parque São Jorge, onde o ex-presidente deixou o local após a contagem da quinta urna.

Paralelamente à eleição presidencial, também será escolhido o novo vice-presidente do Conselho Deliberativo, uma vez que Roberson de Medeiros renunciou ao cargo por motivos pessoais. Essa votação ocorrerá na mesma data e obedecerá a critérios específicos de elegibilidade, permitindo a candidatura apenas de conselheiros com mandato vigente.

Conforme o estatuto do clube, para concorrer à presidência, o candidato precisa ser conselheiro vitalício ou ter sido eleito ao Conselho Deliberativo em pelo menos duas ocasiões pela Assembleia Geral. Além disso, é necessário estar com os direitos estatutários em dia. Também foi acrescentada a exigência de não ter condenações criminais definitivas nos últimos oito anos.

Embora os prazos e documentos necessários para a inscrição das chapas ainda não tenham sido divulgados oficialmente, o clube informou que as candidaturas poderão ser formalizadas entre terça-feira (19 de agosto) e sexta-feira (22 de agosto). O processo eleitoral será realizado no Ginásio Wlamir Marques, dentro do Parque São Jorge.

Até o momento, apenas um nome foi confirmado como candidato: Osmar Stabile. Atual presidente interino, ele assumiu a função em maio, após ter sido eleito vice no final de 2023. Sua permanência no cargo depende do resultado da votação indireta do fim do mês.

Segundo comunicado oficial do clube, o mandato do novo presidente e do novo vice-presidente do Conselho Deliberativo terá validade até dezembro de 2026, quando se encerra o atual ciclo administrativo da instituição.

“O pleito ocorrerá no dia 25 de agosto e será conduzido entre os membros do Conselho Deliberativo, nos termos do estatuto, para preenchimento dos cargos vagos”, informou o clube em nota oficial sobre o processo eleitoral.