O Grêmio encerrou uma sequência de três derrotas no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Atlético-MG por 3 a 1, neste domingo (17), na Arena MRV, em Belo Horizonte. A vitória válida pela 20ª rodada fez o time gaúcho chegar a 23 pontos, ainda com um jogo a menos, enquanto o adversário mineiro permaneceu com 24 pontos.
O resultado também trouxe alívio para o técnico Mano Menezes, pressionado pelos resultados anteriores.
A partida começou equilibrada, mas foi o Atlético-MG quem abriu o marcador. Aos 37 minutos, Scarpa finalizou com precisão após jogada ensaiada de falta. Entretanto, o Grêmio reagiu antes do intervalo, empatando aos 44 minutos com um cabeceio de Edenilson.
Na segunda etapa, o tricolor gaúcho virou o placar com Balbuena, aos 12 minutos, após cobrança de escanteio. No fim, Aravena ampliou aos 45 minutos, definindo o triunfo por 3 a 1.
O duelo ainda teve quatro expulsões: Carlos Vinícius e Dodi pelo lado gremista, enquanto Cuello e Júnior Alonso receberam vermelho pelo Atlético.
Declarações de Mano Menezes
Na coletiva pós-jogo, Mano Menezes destacou não apenas o resultado, mas também a postura da equipe diante da pressão.
“É óbvio que a vitória é importantíssima. Ela seria comemorada mesmo se fosse só a vitória, sem atuação mais consistente. Mas o que nos deixa esperançosos para frente é aquilo que a equipe teve como comportamento”.
O treinador ressaltou a confiança mútua entre elenco e comissão técnica em um momento turbulento.
“Temos que elogiar muito os nossos jogadores. Porque numa semana em que, o técnico foi tão metralhado, todos foram metralhados, a direção foi metralhada, os jogadores acreditaram na gente. Não acreditaram nas conversas lá de fora, que nunca vão resolver os nossos problemas. É nós que vamos resolver”.
Em seguida, Mano dedicou a vitória aos torcedores, ressaltando sua importância no processo de reconstrução da equipe.
“A gente precisa evoluir como equipe, como trabalho. E isso se faz vencendo jogos. Podemos fazer tudo bem, mas se o resultado não vem, não se dá passos para frente. Então, o jogo de hoje traz essa coisa boa. De ver de novo algo bom que fizemos e que nos orgulhamos de fazer bem”, e completou:
“E provavelmente o torcedor, a quem dedico essa vitória, é a parte mais importante do nosso trabalho. Não existe trabalho sem a alma do torcedor. São eles que vão ao estádio, levam seus filhos e que torcem”.
Próximos compromissos
Enquanto o Atlético-MG visita o São Paulo no MorumBis no domingo (24), às 20h30 (horário de Brasília), o Grêmio volta a jogar no sábado (23), às 21h (horário de Brasília), contra o Ceará, na Arena do Grêmio.