O Bahia utilizou suas redes sociais para ironizar o Corinthians depois da vitória por 2 a 1 no sábado (16), na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro. A publicação trouxe a expressão “triunfo oportunista”, acompanhada de uma definição em tom de dicionário, na qual o clube descreveu oportunismo como “habilidade de enxergar e aproveitar o momento perfeito”, além de citar como sinônimo o próprio Bahia.
Em outro momento, a conta oficial do Esquadrão fez referência à nota divulgada anteriormente pelo Corinthians sobre o caso Kauê Furquim. A postagem limitou-se a dizer: “Nota oficial: o Bahia venceu”.
😌 Um Triunfo Oportunista!
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) August 17, 2025
Seja você também: torne-se Sócio Esquadrão! #AssociouBrocou #BBMP pic.twitter.com/X3QVAzRkZx
A polêmica Kauê Furquim
A provocação dialoga diretamente com a recente disputa envolvendo o jovem meia Kauê Furquim, de 16 anos. Revelado nas categorias de base do Corinthians, o atleta foi contratado pelo Bahia mediante pagamento da multa rescisória de R$ 14 milhões.
A negociação gerou forte reação do clube paulista, que acusou o Esquadrão de “aliciamento imoral” e cogitou recorrer à Fifa.
O diretor da base corintiana, Carlos Roberto Auricchio, conhecido como Nenê do Posto, criticou duramente a atitude baiana:
“Ele tinha um dos maiores salários da categoria (sub-17) e mais dois anos e meio de contrato pela frente. Foram oportunistas! Chamamos para aumentar o salário e eles só nos enrolaram”.
Na sequência, Auricchio reforçou a acusação:
“Foi oportunismo. Quando o cara quer fazer a coisa errada, ele sabe fazer. Há dois anos o que era Bahia no cenário nacional? Encostaram num grupo [City Football Group] e acham que são os melhores do Brasil. Isso é oportunismo barato, estão lidando com um clube gigante”.
O jogo em Itaquera
Dentro de campo, o Bahia começou de forma fulminante. Michel Araújo abriu o placar logo no primeiro minuto. O Corinthians chegou a empatar após longa revisão do VAR em gol de Gui Negão, mas logo depois Matheuzinho cometeu pênalti sobre Kayky. Willian José converteu e garantiu o triunfo do time de Rogério Ceni.
O duelo ainda ficou marcado pela demora do árbitro de vídeo em validar o gol corintiano. O VAR levou nove minutos para confirmar o lance, após convocação até do bandeirinha para revisar a jogada.
Repercussão e próximos passos
Enquanto torcedores do Bahia celebraram a vitória com as publicações provocativas, o ambiente no Corinthians segue pressionado, tanto pelo episódio da perda de Kauê Furquim quanto pela sequência negativa no Brasileirão.
O Timão volta a campo no próximo domingo (24), contra o Vasco, em São Januário, às 16 horas (horário de Brasília), pela 21ª rodada do campeonato.