domingo, agosto 24, 2025
15.7 C
São Paulo

Cruzeiro quer contratar jogador de rival da Série A

Ryan Guilherme, volante do Fortaleza, tem contratação encaminhada com a Raposa; tratativas devem ser concluídas nos próximos dias

O Cruzeiro está em vias de concretizar mais uma movimentação no mercado com foco no fortalecimento do elenco para o restante da temporada. O clube negocia a chegada de Ryan Guilherme, volante de 22 anos que pertence ao Fortaleza e que, na última temporada, atuou pelo União Leiria, de Portugal.

Apesar de ter vínculo com o Fortaleza até 2028, o atleta não chegou a disputar partidas oficiais pelo time principal. Desde que foi promovido das categorias de base, Ryan passou por sucessivos empréstimos. Ele vestiu as camisas de Boavista-RJ, Volta Redonda e Operário-PR antes da experiência internacional no futebol português.

A negociação, que depende apenas de ajustes pontuais entre os clubes, prevê inicialmente um contrato por empréstimo até o fim de 2026, com cláusula de opção de compra já estipulada. Ainda assim, há quem veja, mesmo que de forma remota, a possibilidade de a transação se concluir de forma definitiva já neste momento.

A expectativa da diretoria cruzeirense é de que os detalhes sejam resolvidos até sexta-feira (22 de agosto), com a chegada do jogador a Belo Horizonte prevista logo em seguida para exames médicos e assinatura contratual.

Na temporada passada, Ryan Guilherme disputou 29 partidas pelo União Leiria, que estava na Segunda Divisão de Portugal. Durante esse período, o meio-campista marcou um gol e deu três assistências. Ele chegou a ficar próximo de se transferir para o Royal Antwerp, da Bélgica, mas a negociação não avançou por mudanças inesperadas nas condições do acordo.

A posição ocupada por Ryan é uma das principais preocupações do técnico Leonardo Jardim, que vê carência no setor. Atualmente, Lucas Romero é o titular absoluto, também sendo o capitão da equipe. Já Walace, contratado na temporada anterior, ainda não conseguiu se firmar. Por esse motivo, a diretoria identificou a necessidade de trazer mais uma opção para o meio-campo defensivo.

Ryan atua preferencialmente como primeiro volante, responsável por proteger a defesa e dar suporte na saída de bola. Embora ainda jovem, tem passagens relevantes por diferentes centros do futebol brasileiro e europeu, o que agrega experiência ao elenco, mesmo sem grandes projeções de protagonismo imediato.

O interesse do Cruzeiro foi inicialmente revelado pelo canal Central da Toca e confirmado por veículos locais. A diretoria cruzeirense demonstra otimismo quanto à conclusão da tratativa.

A Raposa volta a campo neste sábado (23 de agosto), às 18h30 (horário de Brasília), contra o Internacional, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na sequência da semana, o clube encara o Atlético na quarta-feira (27 de agosto), às 19h30 (horário de Brasília), na Arena MRV, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.