segunda-feira, novembro 3, 2025
18.2 C
São Paulo

CBF anuncia criação de nova competição para 2026

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou oficialmente, na quarta-feira (01), um novo calendário nacional para o futebol, com validade entre 2026 e 2029. Entre as principais mudanças está a criação da Copa Sul-Sudeste, competição interestadual inédita que reunirá 12 clubes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Já o Espírito Santo, embora faça parte da região Sudeste, terá seus representantes na Copa Centro-Oeste.

A nova competição será realizada entre os dias 5 de março e 7 de junho, em até dez datas. Cada estado terá direito a dois representantes, definidos com base no desempenho nos campeonatos estaduais de 2025.

Seis vagas serão destinadas diretamente aos melhores classificados, enquanto as outras seis poderão ser preenchidas por meio de seletivas organizadas pelas federações locais ou também por meio dos próprios estaduais.

Segundo a CBF, os clubes que estiverem classificados para Libertadores ou para a Copa Sul-Americana estarão impedidos de disputar a Copa Sul-Sudeste. A entidade garantiu liberdade para as equipes elegíveis: se algum time preferir não participar do torneio regional, mesmo tendo direito à vaga, poderá declinar sem sofrer sanções.

Formato

A fórmula de disputa será dividida em três fases. Na primeira, os 12 clubes serão organizados em dois grupos com seis equipes cada. As partidas serão realizadas em turno único, porém com confrontos apenas entre adversários das chaves opostas.

Os dois melhores de cada grupo avançarão às semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta. A final também seguirá o mesmo formato, com duas partidas decisivas.

Outras novidades da CBF

O novo calendário ainda estabelece o retorno da Copa Centro-Oeste e a ampliação das competições regionais, como a Copa do Nordeste e a Copa Verde. A partir de 2026, todas as federações estaduais estarão envolvidas em ao menos um torneio regional, reforçando a integração das equipes pelo país e aumentando o número de clubes em competições nacionais.

O número total de participantes nas competições da CBF saltará de 92 para 126 em 2026, e para 128 a partir de 2027.

O novo calendário também traz mudanças significativas nas principais competições nacionais. O Campeonato Brasileiro, por exemplo, terá início mais cedo com a temporada de 2026 prevista para começar no dia 28 de janeiro e terminar em 2 de dezembro.

A Copa do Brasil passará a contar com 126 times no primeiro ano da mudança, número que aumentará para 128 no ano seguinte. A final da Copa será em jogo único, marcada para o dia 6 de dezembro, com sede a ser definida futuramente pela CBF, com base na estrutura e capacidade das cidades interessadas.

Como viabilizá-los?

Para viabilizar esse novo formato, os campeonatos estaduais terão o número de datas reduzido para no máximo 11. Segundo informações divulgadas, a Federação Paulista de Futebol (FPF) já estuda aplicar um modelo inspirado na Champions League, com uma primeira fase de pontos corridos.