O Grêmio aclamou Philippe Gomes Jardim, 48 anos, como novo presidente do Conselho Deliberativo para o triênio 2025/2028. A posse ocorreu na noite de quinta-feira (23 de outubro), durante sessão ordinária no auditório da Arena, em Porto Alegre.
Ao lado dele, Márcio Floriano Jr., 41 anos, assumiu a vice-presidência. Eles sucedem Alexandre Bugin e Roger Fischer, que comandaram a Mesa Diretora entre 2022 e 2025. A secretaria ficará com Leandro Vidal e Renata Zorzetto, a primeira mulher da história a integrar a Mesa Diretora do Conselho Deliberativo do Grêmio.
Em discurso de posse, Jardim apresentou os princípios da nova gestão e ressaltou o papel do órgão.
“Assumimos hoje a Mesa Diretiva do Conselho Deliberativo com o sentimento de responsabilidade e compromisso com o Grêmio. Nosso maior desafio é fortalecer o Conselho como espaço de diálogo e de construção de consensos que contribuam positivamente para o Clube. Queremos um CD independente e protagonista, em sinergia com os interesses da nossa torcida”.

O vice-presidente Márcio Floriano Jr. reforçou a proposta de atuação do Conselho e a importância de uma gestão participativa.
“Nosso compromisso é com uma gestão que valorize o Conselho Deliberativo. Desejamos um Conselho autônomo, inclusivo e participativo, capaz de promover debates qualificados e avanços significativos, compreendendo que a grandeza do Grêmio se constrói na união, no respeito e no trabalho coletivo”.
A nova Mesa será responsável por conduzir as eleições para o Conselho de Administração, que equivalem à disputa presidencial. O pleito no Conselho Deliberativo ocorre na próxima quinta-feira (30 de outubro). As inscrições das chapas seguem até esta sexta-feira (24 de outubro).
Os candidatos ao Conselho de Administração precisam obter ao menos 20% dos votos dos conselheiros para disputar junto aos associados. Se mais de uma chapa for aprovada no dia 30 de outubro, a Assembleia Geral de Sócios será convocada para a eleição do Conselho de Administração em 8 de novembro.
Na corrida eleitoral, Odorico Roman (chapa 2) e Paulo Caleffi (chapa 6) são apontados como principais concorrentes. Jorge Bastos, 63 anos, surge como alternativa e pretende lançar candidatura.

