sábado, novembro 1, 2025
20.3 C
São Paulo

Palmeiras x Cruzeiro: CBF se posiciona sobre polêmica da arbitragem

A CBF não considerou equivocada a decisão do árbitro Rafael Rodrigo Klein no lance envolvendo o zagueiro Gustavo Gómez, durante o empate sem gols entre Palmeiras e Cruzeiro, realizado no último domingo (26), no Allianz Parque, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Aos 11 minutos do primeiro tempo, Gómez deu um carrinho em Wanderson e acertou a canela do atacante cruzeirense. O árbitro inicialmente aplicou cartão amarelo, mas foi chamado ao monitor pelo VAR para possível expulsão. Após revisar o lance, manteve a decisão de campo.

Segundo ge, a comissão de arbitragem da CBF avaliou que a escolha do árbitro foi fundamentada em sua interpretação. A entidade considerou a rodada como “limpa” e entendeu que o lance não configura erro de arbitragem, mas sim uma situação de julgamento técnico em uma partida de alta intensidade.

A justificativa para a manutenção do amarelo foi embasada pela leitura feita por Rafael Klein durante a revisão no monitor:

Lance polêmico sobre a expulsão de Gómez no empate sem gols entre Palmeiras e Cruzeiro (Foto: Reprodução)

“Eu vou voltar com cartão amarelo. O jogador chuta a bola e não tem tempo de tirar o pé. Tiro livre indireto e cartão amarelo”, declarou o árbitro após rever o lance.

VAR recomendou expulsão por alta intensidade

O áudio da conversa entre o árbitro de campo e a equipe do árbitro de vídeo foi divulgado pela CBF. Daniel Nobre Bins, responsável pelo VAR, apontou elementos que poderiam justificar a aplicação do cartão vermelho.

“Ele (Gómez) mantém a perna. Ele toca a bola e poderia evitar o contato. Ele mantém a perna estendida. A intensidade é alta. Eu recomendo revisão para possível cartão vermelho. No entendimento, o Gustavo Gómez tira a bola, ele não recolhe a perna e continua no movimento.”

Apesar da recomendação, Rafael Klein considerou que a ação do defensor não teve a intenção de atingir o adversário e entendeu que o impacto ocorreu após o toque na bola, dentro de um movimento contínuo.

Jogador do Cruzeiro deixou o campo lesionado

Wanderson sentiu dores no local da pancada e solicitou substituição logo após o lance. Ele deixou o gramado com dificuldades para caminhar e passou por avaliação médica no banco de reservas. O jogador, inclusive, é baixa confirmada no time de Leonardo Jardim por lesão.

A não aplicação do cartão vermelho gerou insatisfação entre integrantes da comissão técnica e torcedores do Cruzeiro. Mesmo assim, a decisão foi respaldada pela comissão de arbitragem da CBF, que considerou o caso encerrado após divulgação do protocolo seguido na partida.