O Atlético-MG anunciou, nesta terça-feira (28 de outubro), que vai deixar a Libra e retornar à Liga Forte União. A decisão foi comunicada em nota oficial. A mudança ocorre em meio às negociações de ligas e direitos no país. O movimento recoloca o clube no bloco de 33 associados.
O clube informou que negociará parte dos direitos econômicos do Brasileiro com a Sports Media Entertainment, respeitando contratos vigentes e aprovações. A saída da Libra ocorrerá após o fim do contrato, em 2029. A nota não detalhou percentual, valores ou prazos.
Em comunicado, o Atlético vinculou a decisão ao esforço por uma governança unificada e mais equilibrada no futebol brasileiro. “O Atlético dará esse passo para somar, liderar pelo exemplo e contribuir para uma liga unificada que promova equilíbrio competitivo, crescimento dos clubes e sustentabilidade financeira”.
Em entrevista à Itatiaia, o CEO Bruno Muzzi afirmou que não haverá ganhos imediatos. Ele destacou que o acordo de TV com a Globo, válido até 2029, será respeitado.
“O Atlético hoje tem um contrato com a Globo, que já foi negociado. O clube respeitará esse acordo de 2025 a 2029. A partir de 2030, dentro da negociação coletiva com a LFU, esperamos que os direitos de transmissão sejam bem maiores do que são hoje”.

Muzzi também explicou a governança da LFU e a adesão do Atlético ao bloco. Ele descreveu o modelo como um “condomínio” com validade até 2074, envolvendo 33 clubes.
“Esse é um contrato de adesão a um condomínio que vai de 2025 a 2074. O Atlético já tem seu direito de televisão comercializado, assim como os outros 33 clubes da LFU. É assim que funciona”.
No primeiro momento, o clube vai vender a parte possível dos direitos de transmissão para tentar adiantar o recebimento de receitas com o quesito, visto que, na Libra, o montante está bloqueado judicialmente.
O que muda, portanto, é essa comercialização de direito, junto a uma tentativa de fortalecimento de marca a longo prazo, principalmente com a possibilidade de novos contratos, parceiros comerciais e afins relacionados ao retorno à LFU.


