terça-feira, novembro 4, 2025
20.8 C
São Paulo

Convocação de Ancelotti marca dois retornos importantes para a Seleção Brasileira

A convocação final da Seleção Brasileira em 2025 marca o encerramento do ciclo de observações de Carlo Ancelotti antes da reta final de preparação para a Copa do Mundo. Nesta segunda-feira (03 de novembro), o técnico italiano anunciou a lista de atletas que enfrentarão Senegal e Tunísia em amistosos nos dias 15 e 18 de novembro, respectivamente, em Londres e Lille.

No total, 26 jogadores foram chamados para os compromissos. Entre os destaques estão os retornos do volante Fabinho e do atacante Vitor Roque, além da primeira convocação do lateral Luciano Juba, do Bahia. Por outro lado, Neymar, que recentemente voltou a atuar pelo Santos após um longo período de recuperação, novamente ficou fora da lista.

A ausência do camisa 10 foi justificada por Ancelotti, que destacou manter contato com o jogador e que aguarda sua plena recuperação física. “Estamos conversando com ele, mas é importante que esteja em condições ideais para voltar à Seleção”, explicou o treinador durante a coletiva.

O retorno de Fabinho ocorre quase três anos após sua última convocação. Atualmente no Al-Ittihad, da Arábia Saudita, o volante reencontrou estabilidade sob comando de Sérgio Conceição, sendo titular em 12 dos 13 jogos da temporada. Vice-capitão da equipe, o brasileiro tem média de 93% de acerto nos passes, 4,3 bolas recuperadas por jogo e nota média 7,10 no Sofascore.

Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira
Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

A reintegração de Fabinho foi elogiada por parte da imprensa especializada, considerando seu desempenho e regularidade, mesmo fora do eixo europeu. “É um volante que erra pouco, tem jogo aéreo e desarme. Foi um acerto resgatá-lo”, escreveu o colunista Julio Gomes.

Outro nome que reaparece é Vitor Roque. O atacante do Palmeiras vinha sendo cobrado por uma nova oportunidade e foi elogiado por Ancelotti devido ao seu desempenho recente no Campeonato Brasileiro. Ele se junta a nomes como Rodrygo, Richarlison e Matheus Cunha no setor ofensivo.

Além disso, Luciano Juba foi convocado pela primeira vez. O lateral do Bahia recebeu elogios pelo perfil versátil, já que pode atuar nos dois lados do campo e até pelo meio. “Tem um perfil técnico muito importante. Queremos avaliá-lo de perto”, comentou Ancelotti durante a coletiva.

A apresentação dos atletas está marcada para segunda-feira (10 de novembro), em Londres. A delegação ficará na capital inglesa até o dia seguinte ao amistoso contra Senegal, embarcando então para Lille. Os últimos amistosos antes da Copa do Mundo estão previstos para março de 2026, nos Estados Unidos.