domingo, dezembro 7, 2025
29.2 C
São Paulo

STJD mantém suspensão de jogador do Palmeiras que vira desfalque contra o Santos

O meia-atacante Allan, do Palmeiras, teve o recurso julgado pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta segunda-feira (10) e seguirá suspenso por dois jogos no Brasileirão. A decisão obriga o jogador, que atuava com efeito suspensivo, a cumprir a segunda partida justamente no clássico diante do Santos, neste sábado (15), às 21h, na Vila Belmiro.

A suspensão foi aplicada após a expulsão do atleta na vitória palmeirense por 2 a 1 sobre o Fluminense, pela 16ª rodada do Brasileirão. Na ocasião, Allan foi flagrado pelo VAR atingindo o rosto de Samuel Xavier com uma cotovelada, o que motivou o cartão vermelho direto por parte do árbitro Ramon Abatti Abel.

A Procuradoria do STJD o denunciou por “ato desleal ou hostil”, com base no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Palmeiras usou efeito suspensivo, mas pena foi confirmada

O primeiro jogo da punição foi cumprido automaticamente contra o Grêmio, na rodada seguinte. No entanto, após o julgamento em 23 de outubro, o clube alviverde obteve um efeito suspensivo, o que permitiu a utilização do jogador enquanto aguardava a definição final do tribunal.

Allan em atuação pelo Palmeiras (Foto: César Greco/SEP)

Com isso, Allan foi escalado nas partidas contra Cruzeiro, Santos (jogo anterior) e Mirassol. Agora, com a decisão definitiva do STJD, ele está fora do próximo duelo contra o Peixe, válido pela rodada atrasada do Brasileirão.

A ausência acontece em um momento crucial, já que o Palmeiras lidera a competição, mas perdeu sua vantagem em pontos após derrota para o Mirassol no domingo (09). Agora o Alviverde soma os mesmos 68 pontos do Flamengo, mas se mantém com uma vitória à frente.

Clássico pode ter até nove baixas no elenco palmeirense

Além da suspensão de Allan, o técnico Abel Ferreira também enfrenta possíveis baixas em razão da Data Fifa. O Palmeiras pode ter até nove desfalques para o clássico contra o Santos, todos convocados por suas seleções nacionais.

Entre os nomes ausentes estão Gustavo Gómez, Piquerez, Emiliano Martínez, Andreas Pereira, Facundo Torres, Ramón Sosa, Vitor Roque e Flaco López. Com isso, o treinador terá de reorganizar o time em meio a um calendário decisivo na reta final do campeonato.