A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) anunciou, na segunda-feira (10 de novembro), em Porto Alegre, o novo formato do Gauchão 2026. O campeonato começa em 11 de janeiro e termina em 8 de março. Serão 11 datas de disputa, uma a menos que a edição deste ano, ajustadas ao novo calendário do futebol brasileiro.
Além disso, os 12 clubes foram divididos em dois grupos por sorteio. Na primeira fase, as equipes de uma chave enfrentam apenas as do outro grupo, totalizando seis jogos por time. Os quatro melhores de cada grupo avançam às quartas de final. Já os quintos e sextos colocados de cada chave disputam um quadrangular do rebaixamento, em dois turnos, todos contra todos, para definir dois rebaixados à Série A2 2027.
Paralelamente a isso, as quartas serão dentro da mesma chave, em jogo único: líder contra quarto e segundo contra terceiro, com mando do time de melhor campanha. Em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis. Os eliminados nas quartas disputarão a Taça Farroupilha, que garante ao campeão uma vaga na Copa do Brasil 2027.

A partir das semifinais, os confrontos serão em ida e volta, assim como na Taça Farroupilha. O clube de melhor campanha no somatório das fases decidirá em casa. O chaveamento das semifinais será definido pela classificação geral, considerando a primeira fase e as quartas de final.
Por fim, os grupos ficaram assim. No Grupo A, Inter, Juventude, Avenida, São José, Guarany e São Luiz. No Grupo B, Grêmio, Caxias, Novo Hamburgo, Monsoon, Ypiranga e Inter-SM.


