O momento do Vasco no Campeonato Brasileiro voltou a ser de instabilidade. Depois de emendar quatro vitórias consecutivas, a equipe cruz-maltina sofreu sua terceira derrota seguida, ao ser superada pelo Juventude por 3 a 1, em pleno estádio de São Januário, no sábado (08 de novembro). O revés manteve o time com 42 pontos, agora na décima colocação, oito atrás do Fluminense, que ocupa a última vaga do G7.
A atuação gerou críticas contundentes de Joel Santana, ex-técnico vascaíno, que usou seu canal no YouTube para cobrar mudanças urgentes na postura de Fernando Diniz. Ele questionou principalmente o reposicionamento de Rayan, deslocado da área para atuar nas pontas.
“Eu não aguento, Diniz! Só falta quebrar a televisão”, ironizou, ao comentar a cena em que o atacante, artilheiro do time, cobrava escanteio. Em outro momento, Joel foi direto: “Muito teimoso! Para de teimosia, teimosia não ganha jogo. O que ganha jogo é decisões corretas”.
Além disso, Joel apontou falhas nas atuações de Cuesta, Paulo Henrique e até de Philippe Coutinho. Sobre o treinador, completou: “Tu não era assim, Diniz. Eu gosto de você. Tá com a cabeça no mundo da lua?”.

A equipe treinada por Fernando Diniz chegou a abrir o placar com Rayan, mas falhas defensivas e desorganização tática permitiram a reação do Juventude. O adversário, que briga na parte inferior da tabela, chegou aos 32 pontos e se aproximou de deixar a zona do rebaixamento, ficando apenas dois pontos atrás do Vitória, primeiro clube fora do Z4.
O primeiro tempo apresentou domínio inicial vascaíno, que criou ao menos quatro oportunidades claras antes de finalmente balançar a rede. Aos 26 minutos, Rayan completou de cabeça um cruzamento de Lucas Piton após jogada iniciada por Coutinho. Contudo, a vantagem durou pouco. Aos 38, Marcelo Hermes aproveitou cruzamento de Taliari e empatou. Já nos acréscimos, Nenê, ex-Vasco, aproveitou falha de Léo Jardim para virar o jogo.
Na etapa complementar, o Vasco tentou pressionar, mas teve dificuldade em criar. Mesmo com maior posse de bola, a equipe não encontrou alternativas para furar a defesa adversária. O Juventude, por outro lado, soube aproveitar os espaços. Aos 42, Paulo Henrique foi expulso após cometer falta dura. Dois minutos depois, Ewerthon marcou o terceiro e definiu o placar.
A próxima partida do Vasco está marcada para quarta-feira (19 de novembro), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Grêmio, fora de casa. A pausa causada pela Data Fifa servirá como oportunidade para ajustes no elenco e na estratégia da equipe, que tenta retomar o bom desempenho apresentado anteriormente no campeonato.


