A Fifa impôs nessa terça-feira (18) um transfer ban ao Grêmio, que está impedido de registrar novos jogadores por três janelas de transferências. A punição passa a valer imediatamente e será mantida enquanto o clube não resolver a pendência financeira, cujo motivo não foi oficialmente divulgado.
O caso mais provável envolve a cobrança do River Plate-URU pelo não pagamento de 150 mil euros referentes ao empréstimo do atacante Arezo ao Peñarol. O clube uruguaio, que detém metade dos direitos econômicos do jogador, teria acionado a Fifa para exigir o valor em aberto.
A situação ocorre em meio a dificuldades financeiras. O clube lida com atrasos no recebimento de cerca de R$ 4 milhões mensais da patrocinadora máster Alfa.bet, que deixou de cumprir o contrato. Paralelamente, o vínculo com outro parceiro, Pix das Estrelas, foi encerrado, sendo substituído pela Coral.
A direção confirmou atrasos recentes no pagamento de salários, atribuindo o cenário à quebra de fluxo de caixa. Em nota oficial, o Grêmio afirmou que busca resolver a dívida nos próximos dias.

“A pendência relacionada a parte do pagamento por um dos seus atletas decorre da inesperada perda de receitas recente e se trata de uma situação pontual”, declarou o clube, que espera reverter o bloqueio sem prejuízo esportivo.


