terça-feira, dezembro 16, 2025
27.4 C
São Paulo

A declaração de Mano Menezes após deixar o Grêmio

Treinador usou as redes sociais para se despedir do Tricolor; Mano resumiu detalhes da passagem e demonstrou gratidão pelos oito meses de trajetória

A saída de Mano Menezes do comando técnico do Grêmio foi confirmada na manhã de terça-feira (09), quando o treinador foi informado pela diretoria do clube de que não permaneceria para a temporada de 2026. A decisão encerra a segunda passagem do técnico pelo clube gaúcho, após oito meses à frente da equipe.

Mano foi contratado em abril deste ano, logo após a eliminação do Grêmio no Campeonato Gaúcho e a demissão de Gustavo Quinteros. Na ocasião, o clube vivia um momento de instabilidade, e a chegada do treinador foi vista como uma tentativa de reorganizar o elenco para o restante da temporada. Ainda assim, o rendimento em campo esteve aquém do esperado.

Horas após ser comunicado da decisão, Mano Menezes fez uma publicação nas redes sociais, em tom de despedida e gratidão. O treinador destacou o convite feito pela antiga gestão do clube, liderada por Alberto Guerra, e agradeceu a recepção que teve durante sua estadia em Porto Alegre.

Arthur e Mano Menezes no Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

“Em abril deste ano, o Grêmio vivia um momento muito difícil. Geralmente, nessas horas, você se lembra de quem mais confia. O presidente Alberto Guerra e sua diretoria me convidaram, então, para assumir o comando técnico da equipe. Aceitei e aceitarei sempre que o Grêmio precisar. Nossa relação é de gratidão mútua.”

“Passados quase oito meses, devolvemos o clube à Sul-Americana com a nona colocação no Brasileiro. Sei que é pouco para a ambição do torcedor, mas é o alicerce para uma nova equipe e para novas conquistas. Em meu nome e de minha comissão técnica, agradeço a maneira como fomos tratados pela quase totalidade dos funcionários, dirigentes, jogadores e torcedores.”

Em outro trecho, Mano reconheceu que o desempenho ficou abaixo da expectativa dos torcedores, mas fez questão de ressaltar o esforço da comissão técnica e a boa convivência interna.

O técnico encerrou sua nota com uma mensagem otimista: “A bola é redonda e certamente vai continuar girando para todos nós. Espero, de coração, que dias melhores possam vir para todos.”

Sob o comando de Mano, o Grêmio disputou 39 partidas, com 14 vitórias, 13 derrotas e 12 empates, alcançando um aproveitamento de 46%. O time foi eliminado na terceira fase da Copa do Brasil, ao perder para o CSA, e também caiu nos playoffs da Copa Sul-Americana diante do Alianza Lima. No Campeonato Brasileiro, encerrou a competição na nona colocação, o que garantiu vaga para a Sul-Americana de 2026.

A saída de Mano coincide com a mudança na presidência do clube. Odorico Roman, que assumiu o cargo recentemente, já iniciou a busca por um novo comandante. O português Luís Castro é um dos nomes sondados para liderar o time na próxima temporada.