domingo, dezembro 14, 2025
21.5 C
São Paulo

CBF altera regra de classificação de clubes para a Libertadores; entenda

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve oficializar nesta quinta-feira (11) que, a partir de 2026, tanto o campeão quanto o vice da Copa do Brasil terão vaga garantida na Libertadores. A medida representa uma das principais mudanças para o calendário e deve ser comunicada aos clubes participantes da competição.

Atualmente, apenas o vencedor da Copa do Brasil assegura participação na principal competição sul-americana. Com a nova regra, o vice-campeão também será beneficiado, embora ainda esteja em debate se essa vaga será direta na fase de grupos ou via pré-Libertadores.

Em contrapartida, uma das seis vagas oferecidas pelo Campeonato Brasileiro será retirada para manter o número total de representantes. A decisão surge em meio a um pacote de reformulações da própria Copa do Brasil.

A partir de 2026, a competição terá jogo único nas cinco primeiras fases e final também em partida única, marcada para 6 de dezembro, em sede ainda não definida. Clubes da Série A passarão a entrar somente na quinta etapa da disputa.

Taça da Copa do Brasil
Taça da Copa do Brasil (Foto: Divulgação/CBF)

Outras mudanças na Copa do Brasil

Além disso, a competição passará por um aumento de participantes: de 92 para 126 clubes em 2026, e para 128 a partir de 2027. Com isso, o torneio organizado pela CBF chegará a 14 datas e 155 partidas por edição até 2029, seguindo um modelo mais próximo ao adotado em competições nacionais da Europa.

Na atual edição, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense e Vasco estão na semifinal. O Timão venceu o primeiro jogo contra a Raposa por 1 a 0, em Belo Horizonte. Já o Tricolor encara o Cruz-Maltino nesta quinta-feira (11), no Maracanã, pelo jogo de ida do outro confronto.