terça-feira, julho 22, 2025
23 C
São Paulo

Datena solta o verbo e ameaça pedir demissão de emissora ao vivo

Recém-chegado à RedeTV!, o apresentador José Luiz Datena voltou a protagonizar um momento polêmico na televisão brasileira. À frente do programa “Brasil do Povo” há apenas duas semanas, ele expressou publicamente sua insatisfação com a emissora durante a edição ao vivo da segunda-feira (23 de junho), afirmando que pode deixar o canal a qualquer momento.

A tensão foi desencadeada após a direção de jornalismo editar uma entrevista exclusiva que Datena havia realizado com o delegado Dalmir de Magalhães. O conteúdo abordava a investigação do assassinato de Larissa Manuela, uma menina de dez anos morta com 16 facadas. Segundo o apresentador, o delegado antecipava que o padrasto da criança, Diego Sanches, seria preso nas horas seguintes, o que reforçaria o valor jornalístico da íntegra da conversa.

“É que editaram a minha entrevista com o Dalmir, deviam ter deixado a entrevista inteira, porque foi exclusiva”, afirmou Datena, visivelmente incomodado com a decisão da chefia do canal. Ainda no ar, ele declarou: “Devia ter deixado a entrevista inteira aqui. Mas, enfim, foi editada, eu não sou responsável pela linha editorial, e sou respeitoso com ela. Eu não discuto linha editorial”.

Em tom incisivo, Datena ressaltou que prefere se desligar do cargo a enfrentar conflitos com a direção. “Prefiro pegar o meu boné e caminhar do que discutir linha editorial”, afirmou. Ele ainda mencionou nominalmente os responsáveis pela chefia do jornalismo, como Stephanie Freitas e Sérgio Galvão Cunha, reiterando que respeita suas posições, mas não aceita interferências que, segundo ele, ultrapassem certos limites.

Aliás, o apresentador ironizou sua conhecida rotatividade entre emissoras, lembrando sua curta passagem pelo SBT, que durou apenas seis meses. “Faço isso com uma facilidade enorme. Quando começam a invadir um território que eu acho que não devem invadir, eu pego minha malinha e vou caminhar”, concluiu.

A manifestação reforça a instabilidade no ambiente interno da RedeTV!, sobretudo no que diz respeito à condução editorial do novo projeto jornalístico. A fala do comunicador não apenas expôs publicamente a divergência, como também lançou dúvidas sobre a permanência do jornalista na emissora a curto prazo.