quarta-feira, julho 23, 2025
14.5 C
São Paulo

Renato Paiva alfineta a imprensa após classificação do Botafogo

Apesar da derrota na última rodada da fase de grupos do Mundial de Clubes, o Botafogo garantiu sua vaga nas oitavas de final da competição. O revés por 1 a 0 diante do Atlético de Madrid, na segunda-feira (23 de junho), no Rose Bowl, não impediu a classificação do time carioca, que terminou em segundo lugar na chave.

Renato Paiva, técnico português que chegou ao clube após a saída de Artur Jorge — treinador campeão do Brasileirão e da Libertadores em 2024 —, avaliou o desempenho com ressalvas. Segundo ele, a equipe cometeu erros defensivos por se adiantar além do necessário. “Avançamos cedo demais, muito próximos da nossa área, mais do que eu queria, na verdade, não como eu pedia”, afirmou após a partida. Além disso, destacou a necessidade de manter a posse de bola, especialmente nos momentos de transição ofensiva.

Embora tenha apontado falhas, o treinador não deixou de celebrar o avanço do Glorioso. Ele elogiou o elenco pela superação das expectativas num grupo considerado extremamente difícil, que também contava com PSG e o próprio time espanhol. “Quando saiu o sorteio, muitos davam só 10% de chance para o Botafogo. Estamos classificados contra a maioria das previsões dentro e fora do Brasil”, declarou.

Em tom irônico, Paiva também respondeu às críticas que antecederam o início da competição. “Se eu tivesse dito que passaríamos, seria esculachado. Agora que passamos, é preciso valorizar isso. O torcedor do Botafogo deve estar orgulhoso”, concluiu.

Além de destacar o desempenho da equipe, Paiva fez questão de exaltar o futebol brasileiro. “O Brasil tem campeonatos muito difíceis. É um país que revela jogadores e tem ótimos técnicos. Representamos nosso país com muito orgulho”, afirmou. O técnico também revelou como pretende comemorar a vaga: “Vou ligar para a minha esposa e depois tomar um bom vinho tinto antes de preparar o próximo jogo.”

O próximo compromisso do Botafogo está marcado para sexta-feira (28 de junho), às 13 horas (horário de Brasília), quando enfrenta seu adversário nas oitavas, ainda a ser definido entre Inter Miami e Palmeiras.