A trajetória de Maria de Fátima (Bella Campos) no remake de Vale Tudo desafia as expectativas do público e quebra a lógica tradicional das novelas. Conhecida pelos golpes friamente calculados, a personagem não só escapa de punições mais severas, como termina a trama com status elevado e cercada de luxo.
Dessa maneira, a Globo atualiza o desfecho da vilã sem abdicar do tom provocador da versão original de 1988.
Vale destacar que, mesmo após ser desmascarada em público e acusada de oportunismo, Fátima consegue subir ao altar com Afonso (Humberto Carrão), um herdeiro milionário. Com isso, o plano da alpinista social se concretiza. O casal parte para Paris logo após o casamento e retorna ao Brasil após um ano de lua de mel na Europa.
Rejeitada pela mãe, mas com planos ambiciosos no Brasil
De volta ao país, Fátima procura se reaproximar de Raquel (Taís Araujo), que agora é uma empresária bem-sucedida à frente da rede Paladar. No entanto, a protagonista se recusa a confiar novamente na filha. Sendo assim, o reencontro entre as duas reforça a ruptura definitiva na relação familiar.
Além disso, determinada a se reinventar, Fátima busca apoio de Renato (João Vicente de Castro) para ingressar como influenciadora digital. Ela passa a estrelar campanhas publicitárias da marca Tomorrow, ampliando sua imagem pública e tentando consolidar sua presença no mercado de luxo.
O final ousado da versão original
Na primeira versão da novela, Fátima teve um desfecho ainda mais surpreendente. Após inúmeros escândalos, foi viver na Europa, onde firmou um contrato de casamento com um príncipe que precisava parecer heterossexual para entrar na política. Isso porque o verdadeiro interesse do monarca era César (Carlos Alberto Riccelli), antigo amante de Fátima.
Portanto, ela aceitou a proposta para receber US$ 1 milhão por ano e deixou o filho aos cuidados da mãe. “Eu tentei. Você sabe que eu tentei, mas eu não tenho jeito pra isso…”, confessou à Raquel. Por isso, a última cena mostrou Fátima trocando alianças com o príncipe, enquanto César os observava, desse jeito, encerrando a novela com um final tão polêmico quanto simbólico.