O cantor Leonardo protagonizou um momento curioso durante sua participação no São João de Caruaru, neste domingo (22). Em coletiva antes do show realizado no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, o artista elogiou o Central, tradicional clube da cidade, atribuindo a ele a revelação de dois jogadores importantes: Josué e Araújo. No entanto, ambos foram formados, na verdade, pelo Porto, principal rival do time citado.
“O Central de Caruaru é o melhor. Revelou para o meu time, Goiás, o Josué e o Araújo”, declarou Leonardo. A frase gerou grande repercussão entre torcedores locais, sobretudo por envolver nomes emblemáticos do futebol brasileiro.
Josué, ex-volante multicampeão por São Paulo, Atlético-MG e Wolfsburg, iniciou sua trajetória no Gavião do Agreste, apelido do Porto, e jamais vestiu a camisa alvinegra do Central.
Araújo, por sua vez, também começou nas categorias de base do Porto. O atacante até teve passagem posterior pelo Central, mas foi revelado pelo adversário direto. Atualmente com 47 anos, ele decidiu sair da aposentadoria para disputar a segunda divisão do Campeonato Pernambucano de 2025 justamente pelo clube que o revelou.
A confusão de Leonardo ocorreu às vésperas de sua apresentação no São João, tradicional festa que teve início na quinta-feira (29). O evento, que disputa com Campina Grande o título de maior festa junina do país, conta com mais de 1.400 atrações em 30 dias de programação. O palco principal foi inaugurado no sábado (31 de maio), com apresentações de Ivete Sangalo e Orquestra de Pífanos de Caruaru.
No domingo, Leonardo dividiu espaço com outros nomes da música sertaneja e do forró no palco principal da Capital do Forró. Além dele, artistas como Zezé Di Camargo, Daniel e Calcinha Preta foram confirmados na grade de shows.
A gafe do cantor ganhou ainda mais relevância por tocar em uma das rivalidades mais emblemáticas do futebol local. Central e Porto disputam o chamado “Clássico Matuto”, confronto que já ocorreu 42 vezes na história, com 21 vitórias do Central, 12 empates e 9 triunfos do Porto.
O episódio evidencia o impacto do futebol na identidade de Caruaru, cidade onde a paixão pelo esporte está fortemente enraizada no cotidiano da população. Ao mesmo tempo, ilustra como declarações públicas podem repercutir quando envolvem símbolos locais, mesmo em contextos fora do gramado.


