terça-feira, novembro 4, 2025
18.4 C
São Paulo

A declaração de Guardiola envolvendo Haaland, Messi e Cristiano Ronaldo

Após a derrota para o Aston Villa, o Manchester City reagiu na Premier League com uma vitória por 3 a 1 sobre o Bournemouth, em partida realizada no domingo (02 de novembro). O confronto direto pelas primeiras posições marcou a retomada da equipe de Pep Guardiola, que se manteve próxima do líder Arsenal, atualmente com seis pontos de vantagem.

Principal nome da partida, Erling Haaland foi responsável por dois gols dos Citizens e chegou a 13 na atual edição do Campeonato Inglês. A atuação consistente do centroavante norueguês rendeu elogios públicos de Guardiola, que voltou a compará-lo com nomes históricos do futebol recente, como Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Segundo o treinador, o impacto de Haaland no time é similar ao que as duas estrelas exerceram em seus respectivos auges.

“É como jogar com Messi ou Cristiano, sabe? A influência é enorme. Ele já atingiu esse nível. Você vê os números desse cara? Meu Deus, sim, claro que ele está no mesmo nível que Cristiano Ronaldo e Messi”.

Desde que chegou ao Manchester City na temporada 2022/23, vindo do Borussia Dortmund, Haaland tem sido o centro do sistema ofensivo da equipe. Guardiola ajustou o estilo de jogo coletivo para potencializar as características do camisa 9. Atualmente, o atacante de 25 anos é responsável direto por 58% dos gols da equipe na temporada 2025/26, com 17 gols e uma assistência em 13 jogos.

Conforme Guardiola, o primeiro gol marcado contra o Bournemouth é exemplo da confiança de Haaland no momento da finalização. — “A forma como ele finalizou é como se dissesse ‘vou marcar’”. O treinador também destacou o perfil disciplinado e receptivo do jogador nos treinamentos. — “Já disse muitas vezes como é incrivelmente receptivo e fácil de treinar. Por vezes sou duro com ele, mas tem a mente aberta. Ele vive pelos gols”.

Embora tenha sido poupado da Copa da Liga Inglesa, principalmente por conta de seu papel na seleção da Noruega e visando preservar seu condicionamento físico, Haaland segue como peça fundamental na temporada. O técnico, inclusive, tem cobrado dos demais atletas maior participação ofensiva, a fim de dividir a responsabilidade pelos gols.

— “Sem ele, seria muito difícil”.

O próximo desafio do Manchester City será contra o Borussia Dortmund, pela Liga dos Campeões, na quarta-feira (05 de novembro), às 17h (horário de Brasília). Já pela Premier League, o time volta a campo no domingo (09 de novembro), às 13h30 (horário de Brasília), diante do Liverpool. Ambos os confrontos serão disputados no Etihad Stadium.