Com 38 anos e já campeão mundial, Lionel Messi ainda considera a possibilidade de disputar mais uma Copa do Mundo. O atacante, atualmente no Inter Miami, revelou que tem o desejo de defender a Argentina em 2026, mas indicou que a decisão final dependerá de sua condição física e do impacto que ele acredita poder gerar dentro da equipe.
Apesar da idade avançada para o futebol de alto rendimento, Messi segue sendo presença constante nas convocações da seleção argentina. Ele participou das últimas rodadas das Eliminatórias e também dos amistosos mais recentes. No entanto, ele mesmo admite que sua participação em mais um Mundial não é garantida.
Durante entrevista ao jornal Sport, o camisa 10 demonstrou cautela ao tratar do tema. “É especial jogar com a seleção, e ainda mais em competições importantes e oficiais. Além de tudo, sei o que significa um Mundial, principalmente depois de ter vencido um”, afirmou, ressaltando o valor simbólico da competição.
Mesmo com o entusiasmo, Messi fez questão de ressaltar os limites impostos pela própria preparação e rotina do futebol norte-americano. “A nossa temporada é diferente da Europa. Vamos ter uma pré-temporada no meio e algumas poucas partidas antes da data do Mundial”, explicou, fazendo referência ao calendário da Major League Soccer. Ele ainda completou: “Quero ver, no dia a dia, se realmente estarei me sentindo bem fisicamente para estar como gostaria de estar e poder participar”.

Além disso, o jogador deixou claro que não deseja ocupar um espaço no elenco apenas por sua trajetória. “Não quero ser um peso, entre aspas, para o time. Quero me sentir bem fisicamente e estar seguro que posso ajudar e contribuir com o grupo”, declarou, indicando que sua presença dependerá, acima de tudo, da utilidade que poderá ter dentro de campo.
Atualmente, Messi vive fase produtiva pelo Inter Miami. De acordo com os números mais recentes, ele marcou 76 gols e distribuiu 38 assistências em 85 jogos pelo clube desde sua chegada em 2023. Somente na temporada atual, são 42 gols e 20 assistências em 46 partidas — desempenho que ainda o mantém em alto nível técnico.
Aliás, o próprio jogador reconheceu que acompanha com atenção sua evolução física, a fim de tomar uma decisão mais próxima do Mundial. “Estou muito animado com a possibilidade de jogar e vou fazer de tudo no meu dia a dia”, comentou.
Embora a vontade de disputar a Copa de 2026 esteja presente, Messi deixou claro que não haverá espaço para vaidade na sua escolha. Sua continuidade dependerá, como ele mesmo pontuou, da certeza de que pode seguir contribuindo para os objetivos da seleção.


