Após longa espera, o Barcelona anunciou, nesta segunda-feira (17 de novembro), o retorno ao Camp Nou. A partida contra o Athletic Bilbao ocorrerá no sábado (22 de novembro), pelo Campeonato Espanhol.
A liberação saiu com a Fase 1B de ocupação, que autoriza capacidade de 45.401 espectadores. As melhorias incluem mais rotas de evacuação, mais pontos de acesso, mais corrimãos e um novo sistema de sprinklers e supressão automática de incêndio.
Na sexta-feira (07 de novembro), a equipe realizou treino aberto no estádio, com cerca de 23 mil torcedores. Desde 2023, o clube mandava seus jogos no Estádio Olímpico Lluís Companys, e a última partida no Camp Nou foi no domingo (28 de maio) de 2023, vitória por 3 a 0 sobre o Mallorca.

Em nota oficial, o Barcelona detalhou os termos da autorização obtida.
“Essa decisão surge após a obtenção da primeira licença de ocupação correspondente à Fase 1B, que permite aumentar a capacidade para até 45.401 espectadores. Essa autorização abrange toda a área Lateral e se soma à licença já concedida para a Fase 1A, que cobre a Tribuna e o Gol Sul”.
Na mesma comunicação, o clube informou que segue trabalhando para ampliar as áreas liberadas.
“O Clube continua trabalhando na Fase 1C para garantir a retomada das atividades na arquibancada Norte, reunindo todas as condições operacionais, de segurança e de conforto para sócios e torcedores”.
Além disso, o Camp Nou integra a reforma do complexo Espai Barça e teve a reinauguração adiada por diversas vezes, pelo menos cinco. O clube obteve financiamento de 1,5 bilhão de euros para a reconstrução.


