O Atlético-MG expressou forte insatisfação com a arbitragem de Carlos Betancur no empate por 1 a 1 com o Independiente del Valle, na terça-feira (21), pela ida da semifinal da Sul-Americana. Após a partida no Equador, o clube classificou a atuação da equipe de arbitragem como um “vexame” e anunciou que fará uma reclamação formal à Conmebol.
A manifestação ocorreu inicialmente nas redes sociais do clube. Em publicação com vídeos de dois lances polêmicos da partida, o Atlético questionou a condução do árbitro principal.
“É isso mesmo, @conmebol? Um vexame a arbitragem hoje no Equador! Esperamos alguma atitude em relação a essa vergonha”, escreveu o perfil oficial do clube.
Lances contestados e reclamações
Logo no início do jogo, Betancur assinalou pênalti para o time equatoriano após disputa entre Ruan Tressoldi e um atacante adversário. O árbitro revisou o lance no VAR, mas manteve a marcação da penalidade.
O clube mineiro divulgou a imagem do momento em que o zagueiro tem sua perna atingida pelo adversário, alegando erro claro de interpretação.
Na segunda etapa, outro lance gerou protesto. Hulk sofreu um contato por trás dentro da área, mas a arbitragem optou por não marcar pênalti. Segundo o Atlético, o lance sequer foi analisado pelo VAR.
Declarações do presidente
Na saída do estádio, o presidente do clube, Sérgio Coelho, reforçou a indignação da diretoria com os episódios.
“Temos um consultor de arbitragem, ex-FIFA, renomado. Eu o consultei se havia sido pênalti no lance do gol deles. Ele simplesmente diz: ‘um absurdo do absurdo’. E o mais absurdo é o árbitro ir ao VAR, ver claramente que o atacante chuta a panturrilha do nosso zagueiro, e o árbitro vai e dá pênalti. Inacreditável o que a gente viu. No segundo tempo, o Hulk sofre um pênalti. Pelo menos o VAR devia chamar o árbitro”, declarou.
O mandatário afirmou ainda que já iniciou contatos com a entidade organizadora do torneio: “Já entrei em contato com a diretoria da Conmebol, já fiz a reclamação e amanhã a gente faz oficialmente. Não vamos deixar parado, não vamos deixar quieto”, completou Coelho.
Situação do confronto
Com o empate fora de casa, o Atlético precisará vencer a partida de volta para avançar diretamente à final da Copa Sul-Americana. O segundo jogo está marcado para a próxima semana, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Em caso de nova igualdade, a vaga será decidida nos pênaltis


