sábado, novembro 1, 2025
20.3 C
São Paulo

Zagueiro do Atlético-MG manda recado para arbitragem após lance polêmico na Sul-Americana

O empate entre Atlético e Independiente del Valle, na noite de terça-feira (21 de outubro), pela semifinal da Copa Sul-Americana, gerou forte insatisfação no clube mineiro quanto à atuação do árbitro Carlos Betancur, da Colômbia. As críticas se intensificaram após a marcação de um pênalti logo no início da partida e a não revisão de outro lance envolvendo Hulk, no segundo tempo.

Aos sete minutos de jogo, o zagueiro Ruan Tressoldi foi protagonista de um lance que resultou no único gol dos equatorianos. O defensor se envolveu em disputa com o atacante Patrick Mercado dentro da área e teve sua perna atingida, mas o árbitro interpretou a jogada como infração do brasileiro. Betancur confirmou a penalidade mesmo após revisão no VAR.

Posteriormente, Ruan se manifestou com indignação, classificando o episódio como absurdo. “Nitidamente, o cara me chuta dentro da área. O árbitro marca o pênalti e ainda me dá cartão amarelo por um pênalti inexistente”. Em outra declaração, o jogador reforçou sua leitura do lance: “É um lance que eu tento tirar a perna, eu não estico muito a perna porque eu sabia que qualquer toque ele iria apitar. O cara deles foi chutar a bola, chutou minha perna”.

Ainda mais revoltado com a condução da arbitragem, o zagueiro ironizou a entidade organizadora do torneio: “Como se não bastasse, vemos um pênalti em cima do Hulk no segundo tempo. O árbitro, mesmo dentro de campo, nos diz que houve o toque, mas não foi pênalti. É cômico, Conmebol. Uma vergonha o que fizeram”.

ruan tressoldi (Foto: Pedro Souza / Atlético)
ruan tressoldi (Foto: Pedro Souza / Atlético)

A diretoria do Atlético também se posicionou com veemência após a partida. O presidente do clube, Sérgio Coelho, declarou ter acionado formalmente a Conmebol ainda na noite do jogo. Segundo ele, a avaliação do consultor de arbitragem contratado pelo clube classificou a marcação como “um absurdo do absurdo” ao observar que o atacante do Del Valle atingiu Ruan e, ainda assim, a penalidade foi confirmada.

A publicação nas redes sociais do Atlético reforçou o tom do protesto: “É isso mesmo, @conmebol? Um vexame a arbitragem hoje no Equador! Esperamos alguma atitude em relação a essa vergonha”.

Apesar dos episódios polêmicos, o Atlético conseguiu empatar nos acréscimos com gol de Dudu e leva a decisão para Belo Horizonte. A partida de volta será disputada na terça-feira (28 de outubro), às 21h30 (horário de Brasília), na Arena MRV. O vencedor avança à final da competição; em caso de novo empate, a vaga será definida nos pênaltis.