O humorista e botafoguense assumido Maurício Meirelles fez uma análise impactante sobre a transformação da torcida do Botafogo nos últimos tempos. Em entrevista ao podcast da Botafogo TV, ele destacou uma mudança significativa no “espírito” alvinegro que, segundo ele, trocou a angústia e o pessimismo por confiança e energia positiva. A reflexão viralizou entre os torcedores por trazer à tona um comportamento histórico que, agora, parece estar sendo deixado para trás.
Maurício Meirelles é direto: “Era uma angústia retroalimentada ser botafoguense”
Durante a conversa, Maurício Meirelles relembrou o impacto emocional vivido pela torcida em momentos decisivos e os traumas acumulados ao longo de décadas. “Eu fiquei famoso ano passado pela torcida porque eu escrevi um texto que meio que deu uma viralizada na época que a gente estava quase para perder de novo, né, o Brasileiro… A gente começa a se acostumar com fracasso. Você fala assim, ‘ah, o Botafogo vai jogar hoje, fez 3×0, vai voltar 4×3’”, declarou.
Além disso, ele destacou como esse padrão de pensamento acabava afetando os próprios jogadores. “Os caras olhavam pra torcida, em vez da gente estar apoiando, como times argentinos fazem, o cara olha pra gente e a gente está (cabisbaixo)… O cara leva isso pro campo”.
Vale destacar que, para o humorista, a mudança começou a partir de conquistas recentes e, principalmente, de uma nova mentalidade entre os torcedores. Por isso, ele afirma que agora existe um sentimento diferente no ar.
Maurício também fez uma analogia com energia e ambiente, defendendo que a vibração da torcida influencia diretamente no desempenho do time em campo. “Eu acredito muito na coisa da energia, assim. Se você pega isso para 60 mil pessoas numa atmosfera de estádio, você entende por que jogar em casa, em alguns lugares, é muito difícil. Porque a torcida tem uma energia positiva”.
Sendo assim, ele conclui que o torcedor alvinegro finalmente entendeu o seu papel: “A gente tem que ser mais arrogante. Então, de alguma maneira, acho que é a primeira vez na história recente que o botafoguense se entendeu como, porra, eu mudo o resultado se eu quiser”.
Uma nova fase para o Glorioso
Dessa maneira, a fala de Maurício Meirelles reflete uma virada simbólica no Botafogo, dentro e fora de campo. Com isso, a torcida se torna uma peça ativa no desempenho do time, e não mais uma vítima do histórico de frustrações.
Portanto, o momento é de renovação de crenças e atitudes no Nilton Santos. E, como o próprio humorista disse, “eu vou começar a ser mais positivo nas minhas colocações”. Desse jeito, o Botafogo e sua torcida parecem finalmente caminhar juntos para um futuro mais promissor.