Desde a saída de Marcos Leonardo, o Santos enfrenta dificuldades para encontrar um centroavante que assuma a responsabilidade pelos gols da equipe. O clube chegou a testar nove nomes desde o início de 2024, mas nenhum deles se consolidou como titular absoluto. A ausência de um artilheiro fixo afeta diretamente o desempenho no Campeonato Brasileiro de 2025.
No momento, Tiquinho Soares é o jogador com mais gols pelo time na temporada: foram oito em 26 jogos. Ainda assim, o atacante perdeu espaço no elenco com a chegada do técnico Cléber Xavier. Apesar de estar à disposição no banco, ele foi preterido até mesmo quando Deivid Washington foi substituído durante a última partida contra o Flamengo, na quarta (16). Na ocasião, o treinador optou por acionar o meia Gabriel Bontempo, deixando Tiquinho de fora da rotação ofensiva.
Essa decisão evidencia a preferência de Cléber Xavier por outras opções no comando de ataque. Deivid Washington, por exemplo, marcou dois gols em 16 jogos, enquanto Luca Meirelles e Wendel Silva passaram em branco nas partidas que disputaram. O rodízio entre os atacantes tem sido frequente, mas sem resultados expressivos.
Enquanto isso, Neymar tem sido uma das alternativas no setor ofensivo. Atuando como falso 9 contra o Botafogo, ele voltou a ser decisivo na última quarta-feira (16), ao marcar o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, na Vila Belmiro. Foi o quarto gol dele desde seu retorno ao clube e o primeiro com bola rolando. Os outros tentos foram marcados em jogadas de bola parada: um de pênalti, um olímpico e um de falta.
O desempenho recente coloca Neymar com média de 0,31 gol por jogo, superando Tiquinho Soares (0,25) e assumindo a vice-liderança no ranking de artilharia média do time. Apenas Guilherme tem números superiores, com 12 gols em 26 partidas, alcançando 0,46 por jogo.
Na coletiva após a vitória sobre o Flamengo, Cléber Xavier comentou sobre a versatilidade do camisa 10 e sua atuação como centrovante: “O Neymar tem jogado muito por dentro. Vou usar nas duas funções. Depende do jogo no momento dele. 10 ou 9. Treinei as duas possibilidades. Consegui colocar em prática”.
Desde a saída do Botafogo, como citado, Tiquinho não conseguiu se destacar no Santos, e segue em busca de novas oportunidades com Cléber Xavier. O atacante tentará ser utilizado no próximo compromisso do Peixe: o jogo contra o Mirassol, no sábado (19), às 18h30 (de Brasília).