Com retrospecto ainda instável sob o comando de Davide Ancelotti, o Botafogo sofreu novo revés no domingo (3 de agosto), ao ser derrotado pelo Cruzeiro por 2 a 0 no Estádio Nilton Santos, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado negativo, contudo, veio acompanhado de outras preocupações no departamento médico.
Durante a partida, o zagueiro Kaio Fernando foi substituído no intervalo após reclamar de dores na coxa esquerda. Já o lateral-esquerdo Cuiabano, que entrou no segundo tempo, torceu o tornozelo nos minutos finais. Ambos serão reavaliados nesta segunda-feira (4 de agosto), o que pode impactar diretamente a escalação para o confronto decisivo contra o Bragantino, pela Copa do Brasil.

Além dos possíveis desfalques, o atacante Nathan também foi cortado da lista de relacionados diante do Cruzeiro, por conta de um desconforto na virilha. Ainda assim, o técnico Davide Ancelotti assegurou que não pretende poupar atletas no duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, que acontece na quarta-feira (6 de agosto), às 19 horas (horário de Brasília), fora de casa.
“— Sempre vamos colocar a melhor escalação para ganhar o jogo. Tenho que aproveitar o elenco que tenho da melhor forma. Vamos precisar de todos os jogadores do elenco, porque vamos ter jogos, viagens longas e eles sabem que eu vou precisar de todos”.
Com a vantagem de 2 a 0 construída na partida de ida, o Botafogo pode até perder por um gol de diferença em Bragança Paulista para garantir a vaga nas quartas de final do torneio nacional. Entretanto, o desempenho recente do time preocupa, tanto pela performance em campo quanto pela repercussão fora dele.
A derrota para o Cruzeiro foi a primeira de Ancelotti desde que assumiu o comando da equipe, após a saída de Renato Paiva. O técnico italiano vinha de três vitórias — sobre Vasco, Sport e Bragantino — e dois empates — com Vitória e Corinthians — nas cinco partidas anteriores. A queda de rendimento no domingo foi duramente criticada por veículos internacionais.
De acordo com o jornal espanhol As, “o Botafogo de Davide Ancelotti sofreu má imagem e foi vaiado. Os problemas defensivos do Fogão custaram ao técnico italiano sua primeira derrota no Brasil. A torcida não gostou do jogo do time, e o Cruzeiro venceu por 2 a 0”.
O periódico português A Bola também destacou as dificuldades ofensivas da equipe carioca, mesmo com a presença do recém-chegado Arthur Cabral durante os 90 minutos: “— A equipe de David Ancelotti, que colocou o reforço Arthur Cabral, proveniente do Benfica, para jogar os 90 minutos, teve dificuldades em criar ocasiões de perigo. Como tal, o filho de Carlo Ancelotti somou a primeira derrota ao serviço do emblema carioca, no sexto encontro que disputou”.
Por fim, a pressão sobre Ancelotti aumenta num momento decisivo da temporada, exigindo resposta imediata diante do Bragantino para evitar a ampliação da crise alvinegra.