O Botafogo confirmou a chegada de Martín Anselmi como novo treinador para a temporada 2026. O argentino de 40 anos assinou contrato válido até o fim de 2027, assumindo o comando da equipe após a saída de Davide Ancelotti.
Jovem e considerado obsessivo por tática, Anselmi desembarca no Rio de Janeiro ao lado de uma comissão técnica composta por profissionais de sua confiança, incluindo os auxiliares Luis Piedrahita e Pablo De Muner. A reapresentação oficial do elenco está prevista para 5 de janeiro, no Espaço Lonier.
Com passagens por clubes de diferentes países, Anselmi se destacou nos últimos anos por sua rápida ascensão no cenário sul-americano. Ele iniciou sua carreira como auxiliar técnico em 2016, no Independiente da Argentina, sob o comando de Gabriel Milito.
Currículo do novo técnico do Botafogo
No Brasil, teve breve passagem pelo Internacional, em 2021, como assistente de Miguel Ángel Ramírez. Já como treinador principal, fez história no Independiente Del Valle ao conquistar a Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana — em cima do Flamengo, no Maracanã —, além de títulos locais no Equador.
O técnico também passou por clubes como Cruz Azul, no México, e Unión La Calera, no Chile. Seu trabalho mais recente foi no Porto, de Portugal, onde não resistiu à eliminação precoce na Copa do Mundo de Clubes da FIFA, em grupo que contava com Palmeiras, Inter Miami e Al-Ahly.
Apesar da curta passagem, chamou atenção pela intensidade e aplicação tática das suas equipes.
Estratégia do clube
A contratação é mais um passo do clube na tentativa de consolidar um projeto internacionalizado e competitivo no futebol brasileiro. Com foco em desempenho imediato e metodologia moderna, o Alvinegro busca resultados que sustentem o planejamento iniciado com a SAF e a gestão estruturada pelo grupo norte-americano Eagle Football.
A chegada do treinador argentino também atende ao perfil desejado internamente: um comandante com repertório tático e liderança de grupo.


