sábado, novembro 1, 2025
17.5 C
São Paulo

Corinthians anuncia contratação importante

A diretoria do Corinthians oficializou nesta segunda-feira (20) a contratação de Erasmo Damiani como novo executivo das categorias de base. O dirigente assume o posto deixado por Alex Brasil e chega ao clube com a missão de reestruturar os departamentos formativos do Parque São Jorge, especialmente após denúncias internas de corrupção no início da temporada.

A negociação foi liderada pelo presidente Osmar Stabile, que celebrou o acerto. “É com muita satisfação que anunciamos a contratação do Damiani. Um profissional altamente qualificado, com vasta experiência e profundo conhecimento no desenvolvimento e aprimoramento de jovens talentos esportivos”, declarou.

Com passagens por clubes como Palmeiras, Internacional, Figueirense, Atlético-MG e Botafogo, Damiani também coordenou as categorias de base da Seleção Brasileira. Durante sua gestão na CBF, participou diretamente do projeto olímpico vitorioso, que culminou na conquista da medalha de ouro nos Jogos do Rio-2016.

No Corinthians, além da gestão administrativa e técnica da base, Damiani será responsável por contratar um novo treinador para o time sub-17. A base alvinegra, que historicamente revela jogadores de destaque, passa por um processo de reorganização estrutural.

Erasmo Damiani em sua passagem pelo Botafogo (Foto: Divulgação/BFR)

Caso de racismo no Paulista Sub-12 gera revolta

Enquanto buscava reforçar a gestão da base, o clube também foi envolvido em um episódio lamentável de racismo, durante partida válida pela terceira fase do Campeonato Paulista sub-12.

No último fim de semana, o Corinthians venceu o Manthiqueira por 5 a 1, no estádio Dário Rodrigues Leite, em Guaratinguetá. No entanto, o jogo foi marcado por um ato de injúria racial contra um atleta da equipe adversária.

Segundo o árbitro Guilherme Drbochlaw, aos 54 minutos do segundo tempo, um jogador do Manthiqueira sentou-se no gramado chorando após ouvir ofensas de cunho racista vindas das arquibancadas. O protocolo antirracismo foi imediatamente acionado.

Consta na súmula e no boletim de ocorrência a seguinte ofensa, direcionada ao menino: “Preto, filho da puta, sem família, vai tomar no cu!”. O jogador, abalado emocionalmente, não retornou à partida. Após o ocorrido, uma mulher foi detida por injúria racial e encaminhada à delegacia da região.