Revelado pelas categorias de base do Corinthians, Gustavo Mantuan iniciou sua trajetória profissional em 2020, mas teve maior destaque apenas dois anos depois. Sob o comando do técnico Vítor Pereira, o atacante se consolidou como peça importante no time que alcançou o vice-campeonato da Copa do Brasil em 2022.
Apesar do bom momento, foi transferido ainda naquela temporada ao Zenit, da Rússia, por 2 milhões de euros (R$ 10,4 milhões à época). Pelo clube de São Petersburgo, acumula 38 jogos e quatro gols na temporada mais recente, totalizando 14 gols desde sua chegada.
Interesse do Corinthians e formato da proposta
A diretoria do Corinthians abriu negociações com o Zenit visando o retorno do atacante por empréstimo. O plano prevê contrato de um ano com pagamento integral dos salários pelo clube paulista. A operação é similar a outras tentativas recentes da equipe, como nos casos de Helinho e Biel, ambos não concretizados.
Segundo o jornalista Samir Carvalho, “o Corinthians conta com a vontade do jogador. Ele acha interessante voltar para o clube e ter mais minutos em campo”.
Situação contratual e facilidades regulatórias
Mantuan tem vínculo com o time russo até junho de 2027, porém a possibilidade de suspensão temporária do contrato se apresenta como alternativa jurídica viável. Isso se deve à prorrogação pela Fifa, até junho de 2026, da regra que autoriza atletas estrangeiros atuando na Rússia e Ucrânia a rescindir unilateralmente seus contratos, mediante notificação até o dia 1º de agosto de 2025.
Essa norma foi criada em resposta ao cenário de instabilidade gerado pelo conflito bélico entre os dois países .
Vontade do atleta e ambiente da negociação
A direção alvinegra intensificou os contatos com o estafe de Mantuan e aposta no bom relacionamento com seus representantes para viabilizar a repatriação. O desejo do atacante de retornar ao clube onde foi formado é considerado um trunfo importante nas tratativas.
“O Corinthians abriu negociações pelo Gustavo Mantuan. O jogador foi revelado na base, pertence ao Zenit da Rússia, e o clube tenta repatriá-lo por empréstimo de uma temporada”, afirmou Samir Carvalho.
Desempenho recente e situação contratual
Atualmente com 24 anos, o jogador ainda pertence ao Zenit, mas enfrenta cenário incerto no futebol russo. A diretoria do clube brasileiro aguarda uma resposta oficial para definir os próximos passos. Segundo reportagem de Rodrigo Ribeiro, “agora, o Timão aguarda uma resposta do Zenit”.
Conclusão
A negociação ainda depende de liberação da equipe de São Petersburgo, mas o Corinthians se movimenta para aproveitar a flexibilização da regulamentação internacional e tenta contar com a disposição do atacante para voltar ao clube. O cenário atual, portanto, apresenta elementos jurídicos e esportivos favoráveis à repatriação de Gustavo Mantuan.