terça-feira, agosto 5, 2025
18.6 C
São Paulo

Todos os detalhes do acordo do Bayer com o Flamengo

A iniciativa consolida uma inédita pré-temporada de um clube da Bundesliga em solo nacional

Vice-campeão alemão em 2024 e responsável por encerrar a sequência de títulos do Bayern de Munique, o Bayer Leverkusen desembarcou no Brasil na terça-feira (15) para dar início à sua preparação visando a temporada 2025/26. A delegação permanecerá por dez dias no Rio de Janeiro, em ação conjunta com a farmacêutica Bayer, proprietária do clube.

A presença no país se justifica por motivos comerciais e institucionais. A Bayer mantém sede em Belford Roxo (RJ) e enxerga o território nacional como um polo essencial para a ampliação de sua marca. Conforme afirmou Fernando Carro, CEO do clube:

“Escolhemos o Brasil por ter a sede da grande corporação Bayer aqui. Fechamos com o Flamengo, temos uma boa relação. Eles têm boas instalações de treino”.

Atividades no Rio e relação com o Flamengo

Durante a estadia, os treinamentos estão sendo realizados no Ninho do Urubu, centro de treinamento do clube rubro-negro. O grupo está hospedado em um hotel na Barra da Tijuca, zona oeste da capital fluminense.

Nesta sexta-feira (18), às 14h30 (horário de Brasília), os alemães enfrentarão o time sub-20 do Flamengo, em amistoso na Gávea. Ainda na mesma noite, ocorrerá o evento “Black & Red Night”, promovido pela Bayer, reunindo dirigentes das duas instituições, ex-atletas e convidados da indústria farmacêutica.

O técnico Erik ten Hag, recém-contratado para substituir Xabi Alonso, destacou a importância da experiência no Brasil tanto pela estrutura quanto pela atmosfera local: “Estamos muito animados por estar aqui. Conseguimos ver Copacabana, as praias e o mar, a floresta… Talvez para vocês isso seja algo comum, mas para nós não é”.

Investimento em base e tradição com atletas brasileiros

Simultaneamente à pré-temporada, foi inaugurada a “Bayer 04 Football Academy” em São Paulo, mais precisamente no Club Bayer, zona sul da capital paulista. O projeto, liderado por Paulo Sérgio, ex-atacante do clube entre 1993 e 1997, atenderá aproximadamente 300 crianças e adolescentes entre 5 e 15 anos.

A forte ligação entre o Bayer e o futebol nacional também influenciou na escolha do destino. Ao longo da história, o time contou com nomes como Lúcio, Juan, Zé Roberto, Emerson, Zé Elias e Renato Augusto. Atualmente, o elenco profissional conta com o lateral Arthur, revelado pelo América-MG.

“Muitos jogadores brasileiros chegaram ao futebol europeu passando por Leverkusen. Além disso, é um mercado estratégico para a empresa Bayer, o que torna essa viagem ainda mais relevante”, declarou Erik ten Hag.

Agenda cultural e presença no futebol local

Além dos compromissos esportivos, os atletas visitarão pontos turísticos como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e uma quadra de escola de samba. A programação prevê ainda ida ao Maracanã no domingo (20) para assistir ao clássico entre Flamengo e Fluminense pelo Campeonato Brasileiro.

A iniciativa consolida uma inédita pré-temporada de um clube da Bundesliga em solo brasileiro, reforçando laços entre futebol, indústria e cultura em um contexto de projeção internacional.