segunda-feira, agosto 18, 2025
14.5 C
São Paulo

Corinthians x Bahia: CBF divulga áudios do VAR de lances polêmicos

Com o triunfo, o Bahia chegou à oitava partida de invencibilidade e reforçou sua posição no G-4

No sábado (16), Corinthians e Bahia se enfrentaram na Neo Química Arena pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor de Aço venceu por 2 a 1, resultado que manteve a equipe de Rogério Ceni no G-4, com 33 pontos, enquanto o time de Dorival Júnior permaneceu em 13º lugar, com 22.

O duelo foi fortemente marcado por decisões da arbitragem. Logo no início, Michel Araújo abriu o placar para o Bahia com menos de dois minutos.

Na sequência, Rodrigo Garro empatou para o Corinthians, mas o gol foi anulado após o árbitro Paulo Cesar Zanovelli revisar, com auxílio do VAR, toque de mão de Kayke na origem da jogada.

Posteriormente, Gui Negão balançou as redes para o time paulista. O lance, contudo, gerou paralisação de mais de oito minutos. Inicialmente, Zanovelli marcou falta de ataque sobre o goleiro Ronaldo, mas após análise detalhada e até auxílio do bandeirinha Nailton Junior de Sousa Oliveira, o gol acabou validado.

Divulgação dos áudios do VAR pela CBF

No dia seguinte, a CBF divulgou os áudios da cabine do VAR referentes aos dois gols corintianos. Nos registros, Rafael Traci, árbitro de vídeo, recomendou a revisão do toque de mão de Kayke, classificado como ganho de vantagem.

“Zanovelli, te recomendo revisão por possível mão em APP. Você vai ver um toque de mão. A bola está indo para trás do jogador. Quando toca na mão, a bola vai para frente”, afirmou Traci.

Na checagem do gol de Gui Negão, houve divergências entre os árbitros de vídeo. Enquanto Alexandre Vargas Tavares de Jesus avaliou que não houve interferência no goleiro, a assistente Lilian da Silva Fernandes entendeu que sim.

A indefinição fez Zanovelli chamar o auxiliar de campo, que considerou a jogada legal, confirmando o gol.

Pênalti decisivo para o Bahia

Ainda no primeiro tempo, Matheuzinho derrubou Kayky dentro da área. O árbitro marcou pênalti, convertido por Willian José, que decretou a vitória por 2 a 1. Esse lance não teve áudios divulgados pela CBF, embora tenha sido revisado internamente pela equipe de vídeo.

Situação dos clubes

Com o triunfo, o Bahia chegou à oitava partida de invencibilidade e reforçou sua posição no G-4. Já o Corinthians acumulou a sexta partida sem vencer, além da segunda derrota consecutiva, aumentando a pressão sobre o trabalho de Dorival Júnior.