terça-feira, dezembro 16, 2025
27.4 C
São Paulo

CBF libera áudios do VAR sobre lances polêmicos em Cruzeiro x Botafogo

Os áudios revelados pela CBF visam dar transparência às decisões da arbitragem

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os áudios do árbitro de vídeo (VAR) referentes a dois lances decisivos da partida entre Cruzeiro e Botafogo, encerrada em 2 a 2, no Mineirão.

Os lances em questão envolvem o pênalti assinalado para o time carioca e a expulsão do zagueiro David Ricardo, ambos marcados após revisão no monitor de campo. No segundo tempo, aos 45 minutos, Marçal caiu na área após dividida com Kaki Bruno.

O árbitro inicialmente mandou o jogo seguir, mas o VAR, comandado por Diego Pombo Lopez (BA), recomendou a revisão. “Daronco, te recomendo uma revisão para um possível penal”, disse o árbitro de vídeo.

Em seguida, explicou: “O atacante joga a bola e o defensor atinge a perna do seu adversário com o joelho”. Após a análise, o árbitro Anderson Daronco confirmou a penalidade, mas não aplicou cartão.

Cruzeiro x Botafogo
Lance polêmico de Cruzeiro x Botafogo (Foto: Reprodução)

Logo depois, Alex Telles cobrou o pênalti e empatou a partida para o Botafogo. Já nos acréscimos, outro lance exigiu a interferência da arbitragem de vídeo. Após um chutão para frente, David Ricardo atingiu com a sola da chuteira a cabeça de Matheus Henrique.

O VAR entendeu que houve intenção: “Após jogar a bola, ele deixa a sola da chuteira propositalmente na cabeça do seu adversário”, afirmou um dos operadores do VAR.

Durante a revisão, Daronco comentou: “Para mim, tinha sido falta do jogador de azul, mas não é. A falta é do jogador de branco. Eu volto com cartão vermelho e tiro direto a favor do ataque azul”. O zagueiro foi expulso e o Cruzeiro teve a chance de pressionar no fim do jogo, mas o placar permaneceu empatado.

Veja os vídeos aqui