O Cruzeiro vive um momento de estabilidade no Campeonato Brasileiro, ocupando a vice-liderança com 27 pontos após 13 rodadas. A equipe dirigida por Leonardo Jardim, caso vença o Fluminense na quinta-feira (17), às 19h30 (horário de Brasília), no Maracanã, poderá igualar a marca de 30 pontos obtida em 2014, quando conquistou o tetracampeonato nacional.
Desde 2006, com o início da era dos pontos corridos com 20 clubes, o clube celeste esteve entre os dez primeiros em 12 das 19 temporadas até a 13ª rodada. A atual campanha se destaca, afinal, iguala a pontuação do Flamengo, líder do campeonato, que tem um jogo a menos e vantagem no saldo de gols. Aliás, os 27 pontos obtidos até aqui superam o desempenho das temporadas anteriores, como em 2024 (21 pontos) e 2023 (18 pontos), e só ficam atrás de 2014, quando o Cruzeiro somava 29 pontos neste mesmo recorte.

Enquanto o time mantém bom rendimento na tabela, a diretoria também se movimenta fora de campo. A comissão técnica solicitou reforços para o setor ofensivo, especialmente para as pontas. Gabri Martínez, do Braga, e Matheus Gonçalves, do Flamengo, foram os alvos principais. Contudo, as tratativas com ambos os clubes não avançaram. O Braga recusou a oferta celeste, e o Flamengo desistiu da negociação após um acerto inicial para a compra de 50% dos direitos do jogador.
Nesse cenário, a busca por novos nomes para o ataque não foi vista como ameaça por Wanderson. Titular na ponta esquerda desde que chegou ao clube em fevereiro, o atacante mostrou compreensão e espírito coletivo ao comentar a movimentação nos bastidores.
“Eu vejo isso como um ponto positivo. Eu acho que é uma concorrência boa para a gente quando o elenco se reforça com jogadores que têm muita qualidade”, declarou o camisa 94 após a vitória sobre o Grêmio no domingo (13).
Em seguida, o atacante reforçou a importância da reposição no elenco, sobretudo diante da sequência intensa de jogos: “Eu fico feliz e vejo como algo positivo, porque, como o campeonato tem muitos jogos, a gente precisa de reposição, porque a gente não consegue jogar todos os jogos”.
Apesar da confiança de Leonardo Jardim, Wanderson ainda busca seu primeiro gol com a camisa celeste. Em 17 partidas disputadas, tem se destacado mais pela intensidade e contribuição tática do que por números ofensivos.
Portanto, a movimentação do Cruzeiro no mercado reflete uma tentativa de fortalecer o elenco sem romper a estrutura já estabelecida por Jardim. A solidez da campanha atual, similar à do ano mais vitorioso da era dos pontos corridos, sustenta esse planejamento de olho na sequência da temporada.


