O ex-lateral-direito Norberto, baiano de Brumado, anunciou a aposentadoria do futebol na quinta-feira (16 de outubro), em publicação no Instagram. Ele tem 35 anos e defendeu o Villa Nova no Campeonato Mineiro de 2025. A decisão encerra uma trajetória iniciada em 2010.
Ao comunicar a decisão, ele desabafou sobre o peso físico de seguir jogando. Na mesma mensagem, relatou dores no joelho e os impactos no cotidiano. Norberto também agradeceu aos seus familiares, amigos e colegas de profissão.
Veja comunicado na íntegra
“Bem, amigos… terminou! Oficialmente estou encerrando minha carreira como jogador de futebol.
O futebol, dentro das quatro linhas, foi o que fiz durante toda a minha vida, com algum sucesso, e é difícil aceitar quando o corpo pede descanso e mostra que você já passou do limite que ele suporta. Nos últimos anos, venho sofrendo com muitas dores no joelho, que acabaram gerando outros problemas físicos e mentais.
Não tenho do que reclamar, apenas agradecer por tudo o que Deus me proporcionou através do futebol.

Primeiro, agradeço aos meus pais por todo o suporte lá no início. Desde os meus 10 anos, jogando em grandes clubes, nada disso seria possível sem o sacrifício e o esforço deles. Obrigado, José Arthur e Bernardina Marinho.
Em seguida, agradeço à minha amada esposa, a mulher da minha vida, que foi fundamental em todo o plano bem-sucedido da minha carreira. Nos momentos mais difíceis, ela permaneceu firme quando eu já não conseguia mais.Você é maravilhosa. Te amo, Carla Luiza Marinho.
Também a empresa que esteve grande parte da carreira ao meu lado Antoniu’s Assessoria, muito obrigado. Foi enriquecedor o tanto de gente boa que conheci nesse período. Agradeço a todos os colegas e amigos que fiz ao longo desses bons anos de futebol.”
Seu último jogo ocorreu na derrota por 2 a 0 para a Tombense, na última rodada da fase de grupos do Mineiro. Na despedida, agradeceu aos colegas e ao futebol.
Com passagens pela base de Santos e Cruzeiro, iniciou a carreira profissional no América de Natal, onde permaneceu por quatro temporadas. Pelo clube, disputou 160 jogos e marcou sete gols. Em 2023, retornou ao América, sofreu lesão no joelho e permaneceu em 2024, quando conquistou o bicampeonato Potiguar.
No Cruzeiro, participou de 16 partidas em 2021; em 2025, atuou oito vezes pelo Villa Nova no Mineiro. Pelo América, também conquistou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro em 2011. No Cruzeiro de 2021, a equipe terminou a Série B em 14º, com 48 pontos.


