A pré-convocação de quatro jogadores do Cruzeiro para a Seleção Brasileira foi celebrada pelo técnico Leonardo Jardim, que enxerga o chamado como reflexo direto do desempenho da equipe na atual temporada. Os nomes de Kaio Jorge, Matheus Pereira, Kaiki e Fabrício Bruno constam na lista inicial de Carlo Ancelotti para os próximos compromissos do Brasil pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, contra Chile e Bolívia.
O bom momento do Cruzeiro contribuiu para o reconhecimento individual dos atletas. A equipe ocupa a terceira posição no Campeonato Brasileiro e está nas quartas de final da Copa do Brasil. Conforme destacou o treinador, o trabalho coletivo vem impulsionando as chances dos jogadores em nível nacional.
“Fico satisfeito que esses atletas do Cruzeiro tenham o seu trabalho valorizado pelo treinador. Todos eles têm feito uma excelente temporada. Fico contente quando temos jogadores na Seleção, ainda mais na Seleção Brasileira, que é a do país em que trabalhamos. Fico com enorme satisfação”, disse.
Em entrevista após o empate contra o Mirassol, Jardim também comentou a trajetória de dois dos atletas citados. Kaiki e Kaio Jorge, segundo o treinador, não eram considerados titulares no início do ano. A rápida evolução de ambos foi tratada com entusiasmo pelo comandante celeste.
“Eu brincava com o Kaiki e dizia que é a primeira vez que um menino, no início da temporada, nem era opção para ser titular e, hoje em dia, pode estar na Seleção. Ficamos extremamente satisfeitos com o Kaio, que era um jogador desvalorizado no início da temporada. Temos que estar todos satisfeitos pela trajetória desses quatro”.
O desempenho individual também tem respaldo estatístico. Kaio Jorge é o artilheiro do Brasileirão, com 14 gols, além de liderar as participações em gols, somando 18. Matheus Pereira, por sua vez, é um dos três maiores assistentes do campeonato e figura entre os dez principais em passes decisivos.
Kaiki, que assumiu a lateral esquerda após a saída de Marlon, se destaca em desarmes e interceptações. Já Fabrício Bruno, contratado junto ao Flamengo, é o segundo zagueiro com mais cortes por jogo na competição e tem sido peça essencial para a consistência defensiva da equipe, que apresenta uma das defesas menos vazadas do torneio.
Apesar da convocação definitiva estar marcada para segunda-feira (25), os compromissos da Seleção não deverão causar desfalques ao Cruzeiro, já que o Campeonato Brasileiro será paralisado após a 22ª rodada. A única preocupação do clube é em relação à recuperação dos jogadores, já que o duelo contra o Atlético-MG pelas quartas da Copa do Brasil ocorrerá no dia 11 de setembro, dois dias após o confronto do Brasil contra a Bolívia, em El Alto.
A apresentação dos convocados está prevista para domingo (1º), na Granja Comary, em Teresópolis. O Brasil enfrenta o Chile na quarta-feira (4), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, e a Bolívia na terça-feira (9), às 20h30 (horário de Brasília), na altitude de El Alto.